TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforma eleitoral de 1881

Seminário: Reforma eleitoral de 1881. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  Seminário  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Com relação a reforma eleitoral de 1881, podemos afirmar que:

I – Ela se constituiu no primeiro dispositivo legal eleitoral brasileiro que autorizou o voto dos analfabetos.

II – A participação nas eleições para o Parlamento, segundo tal reforma, era obrigatória para todos os brasileiros maiores de 18 anos, sendo que o voto feminino era facultativo.

III – Critérios mais rÃgidos para a comprovação de renda por parte dos eleitores foram implantados, o que contribuiu para um significativo incremento da participação eleitoral, ampliando-se assim o acesso a cidadania polÃtica formal.

Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:

A – As afirmativas I e II estão CORRETAS.

B – As afirmativas II e III estão ERRADAS.

C – As afirmativas I e III estão CORRETAS.

D – Somente a afirmativa I está ERRADA.

E – Somente a afirmativa II está CORRETA.

No que se refere a alguns dos principais dispositivos da Lei dos Sexagenários (lei 3.270 de 28/09/1885), é CORRETO afirmar que:

A – O objetivo fundamental desta lei era promover a imediata emancipação de todos os escravos nascidos a partir da data de sua edição e de todos os escravos do sexo feminino que, nesta data, tivessem 60 anos ou mais de 60 anos.

B - O processo de emancipação dos escravos, segundo o texto desta lei, incorreria em pagamento de indenização, por parte dos proprietários, ao governo Imperial, a tÃtulo de recomposição do patrimônio da Coroa, privada, ao longo de muito tempo, da devida arrecadação do tributo que incidia sobre a posse de cada trabalhador escravo.

C – A emancipação dos escravos com idade compreendida entre 60 e 65 anos, segundo esta lei, somente ocorreria após a realização de leilão público em que a venda destes escravos serviria para cobrir os custos de suas alforrias.

D – Era permitida a remissão dos serviços devidos pelos escravos com idade entre 60 e 65 anos, mediante o pagamento de valor que não excedesse a metade do valor arbitrado para os escravos da classe de 55 a 60 anos de idade, de acordo com a tabela existente nesta lei que fixava os valores dos escravos segundo faixas de idade.

E - Todos os escravos libertos por força dos dispositivos desta lei receberiam uma indenização destinada a aquisição de terras, dispositivo este que se destinava a promover a formação de uma classe de agricultores libertos voltados para a produção de alimentos destinados ao abastecimento das grandes cidades brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com