Relatório de Estágio Curricular Supervisionado I de História
Por: timonez • 8/3/2018 • Trabalho acadêmico • 1.581 Palavras (7 Páginas) • 681 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Curso de Licenciatura em História
Relatório de Estágio Curricular Supervisionado I de História
EDNA VIEIRA MACHADO TIMONEZ
5º Semestre
Ponta grossa – PR, 18/06/2017
UEPG
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Curso de História
RELATÓRIO DE ESTÁGIO FINAL
INTRODUÇÃO
O Relatório de Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em História apresentado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (Universidade Aberta do Brasil), foi realizado no período de 12/04/2017 a 20/06/2017, com o objetivo de compreender as diferentes situações vivenciadas no dia a dia na Escola Municipal Professor Messias Sodré, situada no Distrito de Pedra Branca, Itararé, São Paulo, do ensino infantil e fundamental dos 9 anos, Ciclo I, II, III e IV.
O presente relatório terá como dinâmica informação das observações vivenciada pela acadêmica estagiária durante o estágio obrigatório, com base no referencial teórico e metodológico das etapas de observações: Estudo do Meio, Observação em série do Ensino Fundamental II, a Aplicação da Oficina e a participação em sala de aula junto ao professor da disciplina de História.
O estágio supervisionado é muito importante durante a formação do estagiário, pois proporciona ao estagiário oportunidade a possibilidade de conhecer a realidade escolar, o seu funcionamento, conhecendo de perto o processo de formação do aluno, sendo que com a prática o estagiário terá a possibilidade de aprender e de transmitir um pouco de seu conhecimento. Ao estagiar o acadêmico poderá fazer a junção da teoria e a prática, ambos são conceitos indispensáveis para as ações do estagiário.
A pré-preparação é primordial, e o planejamento auxilia no ato de planejar, principalmente conhecer as condições que este meio social oferece buscando alternativas na elaboração das metas, os objetivos, que deverão ser alcançadas e executadas, proporcionando ao estagiário a reflexão das suas ações no processo de aprendizagem.
Durante todo o estágio entre os objetivos educacionais estabelecidos, estão à observação da organização das atividades discentes e as previsões das ações planejadas do professor e as experiências de aprendizagem das ações, e os procedimentos que o professor realiza junto aos seus alunos, as ferramentas metodológicas, os recursos e acervos didáticos, metodologias que auxilia o formando em benefício a construção do seu conhecimento de discente.
As ações desenvolvidas durante a execução deverá ter como objetivos, as trocas de experiências, as reflexões das práticas educativas, e as ações agregadas durante todo o processo, embasadas na prática pedagógica, capacitando-o a planejar a intencionalidade de cada ação na troca de novos saberes, conhecimentos e experiências entre professores e alunos, aliado juntamente a dinâmica e a prática cotidiana em sala de aula. Tais ferramentas serão importantes nas suas ações pedagógicas e metodológicas, sendo que objetivo final a Oficina Pedagógica será a prova das suas ações de ensino/ aprendizagem em sala de aula, como futuro professor de História.
DESENVOLVIMENTO:
A Instituição Escolar rural “Escola Municipal Professor Messias Sodré de CNPJ: 50.792.175/0001-57 está localizada na Rua Principal, s/n, Distrito de Pedra Branca, na cidade de itararé, S. P. A instituição oferece para o bairro e os bairros vizinhos ensino vespertino e matutino para a Educação Infantil – Pré I e II, Ensino Fundamental dos Nove Ciclo I II, III, IV, sob a direção de Maria Celina Camargo Miranda, conta com 07 salas de aula, é uma escola onde os alunos enfrentam muitas dificuldades para chegar a escola, principalmente em dias chuvosos devido as estradas precárias sem condições de locomoção até a escola.
A escola possui um trabalho especial aos alunos com necessidades especiais, sempre que algum aluno é diagnosticado eles são encaminhados a Sala de Recursos e são acompanhados por estagiários que auxiliam durante as atividades de sala de aula. Todas as instalações de infraestrutura são de fácil acesso, sua conservação é boa, está em bom estado. Em Relação aos recursos possui um pequeno acervo de livros, e algumas ferramentas que dão suporte para todos na escola.
Analisando e refletindo a prática educativa da escola do campo, a escola junto com a ação pedagógica do professor de História e os demais professores das outras disciplinas procuram fazer projetos que preservem a cultura cultural do bairro. O bairro hoje conta com igrejas: Católica, Congregação Cristã, Adventista do 7º Dia e Assembleia de Deus Ministério de Belém e devido ao número de evangélicos entre os valores e compromissos do professor estão em oferecer uma educação de qualidade, para formar cidadãos críticos e conscientes na sociedade, considerando os aspectos pedagógicos como recursos que favoreça a construção dinâmica entre a interação social, cultural e o saber escolar.
As salas observadas do 6º ano ao 9º ano todas hoje estão com professores de História do processo seletivo da cidade, e perante as observações no espaço escolar as salas são muito diversificadas, com alunos de diferentes comportamentos, diferentes culturas sociais, econômicas e religiosas. As relações entre professor e aluno são muito boa, apesar das crianças apresentar atitudes apáticas, tímidas, com pouca participação de fala e dinâmica, são crianças que sempre procuram executar as atividades propostas aplicadas em sala de aula pelo professor.
A disciplina de História entre as propostas do currículo, todos os objetivos estão fundamentadas nas orientações pedagógicas de HTPCs, coordenados pela coordenadora do local, ATP de História, sendo que toda a ação pedagógica/planejamentos é acompanhada do livro didático Vontade de Saber, juntamente com explicações e atividades.
Entre as propostas dos professore está a construção do currículo que objetiva aos alunos possa ampliar a compreensão de sua realidade e relacionando-a com outras realidades históricas, quanto às avaliações cada professor possui seus critérios de avaliações, onde fará a somatória de pontos entre os trabalhos, provas e cadernos.
...