TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha America

Por:   •  9/1/2016  •  Resenha  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Formação de Professores

América I

Professor: Eduardo

Resenha texto 8: situação eclesiástica e vida intelectual

Aluno: Vitor Rian e Arthur Tinoco                História 2015.2

SITUAÇÃO ECLESIÁSTICA

A estruturação da igreja na américa espanhola e a formação das dioceses durante o período maduro com destaque nas das capitais de vice-reinos e de cidades centrais devida a presença de autoridades donas de um capital avantajado que agraciavam as com dízimos. Esse pomposos dizimo oriundo da prosperidade da região que em conjunto com a população hispânica que gozava de uma relação harmônica com a igreja que lhes cercava, pois, essa igreja representava um símbolo do seu povoado e esse símbolo os inspirava, para que juntos fossem feitos as decorações e o embelezamento da igreja. Essa ligação da população com a igreja era tão forte, que havia uma participação em massa no corpo da igreja, inclusive em órgãos eclesiásticos.

Uma estratégia familiar era a iniciação dos filhos como clérigo secular e não regular (de uma ordem). Visto que entrar em uma ordem não era vantajoso, pois não trazia retorno financeiro, já clérigo secular permanecia livre economicamente e podia administrar os negócios da família e todo os seus bens podiam voltar para ela via testamento. Outra vantagem é o fato de não ser necessário um pagamento em dinheiro, mas sim a construção de uma capelania e a promessa da renda anual de uma propriedade ao filho capelão.

Devido a essa situação mais cômoda ao secularismo do clérigo, com o passar do tempo a América espanhola teve um terço do clérigo secular formado por nativos. Sendo assim houve uma invasão aos cargos mais bem pagos e passaram a assumir posições abaixo dos Bispos. Nas ordens mendicantes manteve-se uma maioria de europeus e uma aquisição de pouco paroquias, culminando numa competição por cargos.

Apesar de perder poder no quantitativo e no controle de grandes paroquias, houve um crescimento na quantidade de mosteiros e até a criação de conventos em lugares com uma relativa fartura na economia.

Os Jesuítas se dirigiram para as grandes cidades mais tiveram como sede Lima e a Cidade do México. Se tornaram uma ordem católica diferente no que diz respeito a sua estrutura de funcionamento. Essas diferenças criaram uma imagem distorcida da ordem, fazendo com que ela sofresse violência e preconceito.

Apesar de sua fundação tardia comparada a outras ordens que já se estabeleciam, os Jesuítas conseguiram se desenvolver e com uma visão renovada comparadas as outras ordens, uma visão gestora integrada a um olhar empreendedor comandado por uma unidade centralizadora, criando assim uma unidade internacional com potencial de competição com as outras ordens. Atraindo dessa maneira muito mais doações.

Numa época e lugar que o clero secular era o foco das transações, os jesuítas estavam muito distantes dos costumes, pois ao contrário das outras ordens, eles se prendiam muito menos aos muros dos mosteiros, gerenciavam as suas próprias propriedades e se envolvendo na economia rural. Os jesuítas tinham uma grande força na educação e conforme o tempo passava os seus colégios se destacavam fazendo com que os Jesuítas tomassem conta da educação dos ricos e poderosos.

As reducciones eram comunidades Jesuítas que ofereciam trabalho missionário com os índios. O trabalho começou com índios não-sedentários e semi-sedentários ao extremo norte do México e o extremo sudeste da américa do sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com