Resenha crítico do filme: Daens - Um grito de justiça
Por: Carlos Henriquis • 2/6/2018 • Resenha • 472 Palavras (2 Páginas) • 509 Visualizações
Nome: Carlos Henriquis Gonçalves Freire RA: 65314 Turma: Pedagogia 1º Semestre
Matéria: Sociologia Professora: Elaine
Resumo crítico do filme: “Daens: Um grito de justiça”.
Daens, um grito de justiça é um filme que narra uma parte da vida de um padre católico e politico que luta pelos direitos dos trabalhadores e a vida socioeconômica Da classe pobre numa cidade Bélgica chamada Aalst.
Daens é um padre que sempre teve problemas com as condições que a igreja colocava sobre a sociedade. Em meio da busca de estabilidade e de um novo projeto para licenciar as doutrinas bíblicas, ele acaba parando em Aalst. Uma cidade em que esta em pleno processo da revolução industrial e que tinha grandes problemas com as condições sociais da classe pobre. Nessa cidade haviam fábricas recém-introduzidas no processo da manufatura. Neste cenário chega o padre Daens que se depara com desgosto de uma cidade pobre que é influenciada pela revolução onde consta trabalho infantil, baixo salário, falta de higiene e de segurança.
Após a morte de crianças em busca em busca de alimentos, o padre Daens se sente no dever de ajudar a sociedade ingressando na política para melhores condições para com os cidadãos de Aalst.
Os acontecimentos dessa cidade era um cenário típico da revolução, do capitalismo que, na verdade, nada mais é do que a prática da exploração da mão-de-obra e da opressão para aqueles com diferente religião, raça e classe econômica. Onde até a igreja católica atua para testar impedir o padre de buscar a igualdade para tais atos capitalistas.
O padre, junto com alguns socialistas conseguiram despertar o senso de justiça contra os grandes empresários, burgueses, barões e até bispos das igrejas a favor da igualdade e melhores condições, onde, eles iniciaram as primeiras greves da revolução industrial e contra o capitalismo.
O filme retrata a esperança de um ambiente mais favorável para se viver. Sem miséria, exploração, e infelicidade, fatores causados pelo trabalho excessivo. Onde, o padre, dava a eles a esperança de direitos respeitados e uma condição mais digna de vida. Com todo esse contexto do filme podemos perceber o que é trabalhar sem direitos e sem condições. A importância de nossos votos e da gama legislativa para que assegure nossos direitos e lute para que cada vez mais o trabalhador tenha condições melhor de trabalho.
...