Resenha sobre O Feitiço de Aquila
Por: Mcbeza • 7/4/2016 • Resenha • 631 Palavras (3 Páginas) • 3.515 Visualizações
O Feitiço de Áquila
[pic 1]
Nome: Eduardo Beza e Gabriel Carbonari
Turma: 212
Data: 2013-08-10
2-Aponte quais aspectos históricos você identificou no filme.
O filme retrata um tempo em que a igreja detinha o poder de comandar as cidades, os cidadãos, como seria hoje em dia uma ditadura. Neste período o povo vivia com medo da igreja, com fome e explorada economicamente pelos impostos Papais.
Naquela época o cristianismo era a religião dominante no mundo. Aqueles que se diziam ocupar o lugar de Deus na terra mergulharam de uma vez por todas na corrupção e na prostituição. A Bíblia era um livro fechado e os sacerdotes se julgavam donos da revelação de Deus. Na idade Média o objetivo da Igreja era estabelecer um império de proporções mundiais.
As pessoas da idade media sentiam medo de magia, tanto que queimavam supostas bruxas. A Magia tanto pode ser usada para o Bem, como para o Mal. Quando a Magia se exerce para o Bem, denomina-se Teurgia ou Magia Branca, quando é exercida para Mal, designa-se de Coecia ou Magia Negra.
2-Qual é o enredo central do filme.
O filme tem como cenário a Idade Média, uma época de pessoas humildes e muita pobreza fora do castelo, uma época onde o poder girava em torno da coroa e da Igreja, e que nunca eram questionadas suas vontades. A cidade é Aquila uma cidade medieval famosa por sua prisão. A historia concentra-se em um casal apaixonado que é impedido de viver seu amor graças à maldição lançada sobre eles pelo Bispo de Áquila: a mulher, chamada Isabeau, transforma-se em um falcão durante o dia, enquanto que o cavaleiro, Etienne Navarre, se torna um lobo à noite, impedindo, dessa maneira, um contato físico e sentimental entre os dois apaixonados e que O único momento em que se vêem é durante poucos instantes no crepúsculo.
Contudo, um prisioneiro chamado Phillipe Gaston, mais conhecido como o “Rato”, muito famoso por ter conseguiu escapar das muralhas da prisão de Áquila, assim Navarre procura-o para ajudá-lo na sua vingança contra o Bispo, ele assim alia-se ao casal e, por meio de aventuras e batalhas, consegue transformar a cruel realidade imposta pelo bispo, podendo assim o casal viver seu amor.
3-Relacione o filme com algo que você sabe sobre a Idade Média.
A Idade Média é caracterizada por castelos submissos a Igreja e o seu “Senhor Feudal”, o que é bem demonstrado no filme o feitiço de Áquila, também os meios de locomoção utilizados naquela época eram as carroças, cavalos, etc..
Naquela época as pessoas tinham servos não salariados, as pessoas tinham medo de bruxaria, tanto que queimavam supostas bruxas, que na maioria das vezes apenas mexiam com plantas medicinais.
4-Durante a Idade Média, a principal estrutura social e de produção era o feudo: explique como funcionava a vida feudal, principalmente do ponto de vista econômico e do papel da igreja católica na sociedade.
No feudalismo, a principal fonte de riqueza era a terra, predominava o sistema de agricultura autossuficiente, ou seja, cada feudo produzia quase tudo que precisava. Os camponeses eram a base do sistema feudal e, embora trabalhassem na terra para o senhor não eram escravos, mas sim servos. Eram homens que, em troca de proteção e para garantir sua sobrevivência, colocavam-se à disposição dos senhores feudais.
...