Sociedade Da Núbia
Monografias: Sociedade Da Núbia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giuliayunes • 16/3/2015 • 203 Palavras (1 Páginas) • 780 Visualizações
A sociedade da Núbia
Sociedade egípcia era hierárquica e de limitada mobilidade social. No alto da pirâmide, estava o faraó, que era considerado um deus vivo, depois vinham os sacerdotes; os nobres; os escribas; os guerreiros; os artesãos e os trabalhadores comuns, os camponeses, que eram a maioria da população, e os escravos.
Os camponeses tinham as piores condições, pois tinham uma dura fiscalização dos administradores. Os escravos egípcios eram frutos da captura nas guerras, do comércio, dos filhos dos escravos e como forma de tributos das regiões dominadas.
Quanto ao tratamento que lhes eram dados, variava muito. Os escravos domésticos, os artesões e os artistas recebiam um tratamento melhor do que os dados aos escravos que trabalhavam nas minas e pedreiras.
A mulher egípcia, comparada com a mulher das civilizações antigas, tinha uma boa situação. Tinha personalidade jurídica, podia adquirir propriedade, legar bens e fazer testamentos. Os egípcios valorizavam a família, daí o respeito e consideração por suas mães.
No casamento dos egípcios predominava a monogamia (ter uma mulher apenas), já o faraó tinha várias esposas, inclusive era comum haver a prática de endogamia.
Fonte: http://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/economia-e-sociedade/
...