TRABALHO EM GRUPO
Por: Ingrid Teodoro • 27/3/2019 • Dissertação • 272 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
Os “operadores argumentativos” também são definidos como “marcadores argumentativos, articuladores textuais e marcadores argumentativos”. Sua função é indicar a argumentatividade do enunciado, sendo explícito na estrutura gramatical da frase.
Pode-se definir os conectivos e os advérbios como operadores argumentativos, existem palavras que não fazem parte das dez categorias gramáticas e que são usadas para interpretar e analisar o enunciado de uma frase representada por conjunções adversativas e concessivas.
Pelo fato de os operadores argumentativos serem expressões responsáveis pela ligação e coesão das frases, eles indicam a causa e consequência, conclusão, oposição ou ressalva, soma de ideias, objetivos e finalidades, e etc. Por isso existem diversos tipos de operadores argumentativos.
Principais operadores argumentativos
Operadores que indicam causa e consequência: porque, que, já que, pois (= porque), por causa de, por...
EXEMPLO:
Estou feliz porque você gostou do presente.
Fiz isso por você.
Operadores que indicam a conclusão de argumentos: portanto, logo, por conseguinte, pois, em decorrência, consequentemente e etc.
EXEMPLO:
O custo de vida continua subindo bastante, as condições de saúde do povo brasileiro são péssimas e a educação vai de mal a pior portanto(logo, por conseguinte, consequentemente) o Brasil não é um país primeiro mundo.
Operadores que indicam oposição ou ressalva: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, embora, ainda que, posto que, apesar de, etc.
EXEMPLO:
Gabriel fez um bom trabalho, mas não foi aprovado.
Operadores que somam ideias: e, também, ainda, não só, mas também, além de, além disso, aliás e etc.
EXEMPLO:
Além de ser muito inteligente, é ótimo professor.
Operadores que indicam objetivo ou finalidade: para, para que, a fim de, e etc.
EXEMPLO:
Eu estudo a fim de passar no vestibular.
...