TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alienação Consumista

Por:   •  6/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Alienação consumista

Na sociedade contemporânea, existe uma série de problemas que a torna extremamente descontrolada, como é o caso da alienação e do consumismo exacerbado. Karl Marx afirmou que "a relação capital, trabalho e alienação promove a objetificação do mundo".

Entretanto, a alienação no sistema capitalista contribui com o pensamento consumista no mundo globalizado, já que o homem é coagido a seguir determinadas regras da sociedade, e esta ludibria as pessoas dizendo que quanto mais trabalhar um homem, um dia ascenderá economicamente. A sociedade está inserida onde a mais-valia é extraída da classe trabalhadora e operária que é alienada; uma alienação consumista na qual o Neofilismo - amor obsessivo pelas novidades - é redirecionado a passar a ideia de uma condição financeira ascendente, padronizando com os valores de uma sociedade consumista.

Com isso, a ideia de consumismo alienado traz a concepção de que a sociedade é quem controla as ações individuais, sendo assim, esta é uma das normas que o indivíduo aprende a seguir. O conceito “fato social” de Émile Durkheim explica isso e, este, de acordo com o sociólogo, "é a coerção do indivíduo fazendo seguir normas sociais que lhes são impostas desde seu nascimento e não tem poder para modificar", ou seja, o consumismo se encaixa neste conceito, uma vez que, nascendo em uma sociedade capitalista, está inserido nele. É inevitável, a não ser que os indivíduos desafiem o sistema assim como fez o protagonista do filme "Capitão Fantástico" que é um bom exemplo da crítica exacerbado.

É evidente que a sociedade está diretamente relacionada à alienação e ao consumismo assim sendo, para que o indivíduo consiga vencer a sociedade de Marx e Durkheim e desfazer-se desta alienação é necessário fazer um planejamento e verificar o que realmente é indispensável, assim, torna-se mais fácil negar rendição ao consumo alienado. Além disso, o ministério da Saúde pode fornecer psicoterapeutas para auxiliar no combate à compulsão e enfrentar a abstinência que causará a recessão de compras e o rompimento com a alienação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com