A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: KELLY-B • 24/3/2022 • Tese • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 155 Visualizações
- EDUCAÇÃO ESPECIAL
A educação é um direito de todo cidadão, que no Brasil é garantido pela Constituição Federal. Ela permite o desenvolvimento dos indivíduos a partir do ensino e da aprendizagem, com o objetivo de desenvolver a capacidade intelectual. Diante disso todo e qualquer cidadão tem por direito o acesso a uma educação de qualidade que seja especial e inclusiva, onde todos possam aprender.
A Educação Especial compreende ao ensino voltado para pessoas com deficiências auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência são constituídos como direitos da pessoa com deficiência um sistema educacional inclusivo em todos os níveis. Isso possibilita que os educandos alcancem o desenvolvimento de suas habilidades físicas, intelectuais, sociais, sensoriais.
Diante disso é reconhecido como objetivo da educação especial adaptar o sistema educacional de forma que possibilite a condição para o acesso ao ensino para pessoas com deficiência em escolas regulares ou escolas especiais.
Temos como exemplo de instituições que auxiliam na educação especial a escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência intelectual.
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Segundo uma pesquisa da Unesco, quase 1 bilhão de pessoas no mundo são portadoras de deficiência. Possibilitando assim a necessidade de escolas inclusivas, que de fato garantam com responsabilidade um ensino inclusivo satisfatório.
A educação inclusiva tem como objetivo garantir o direito de todos à educação, pregando igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, compreendendo assim, as diversidades éticas, sociais, culturais, intelectuais, físicas e sensoriais.
Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.
Diante disso compreendemos que a educação inclusiva, conforme visto até aqui, amplia esse universo de possibilidades. As crianças com necessidades especiais fazem parte do ambiente escolar regular.
Suas necessidades, que demandam cuidados especiais, continuam sendo atendidas com espaços e ferramentas diferenciadas, mas vai além disso.
Trata-se de incutir valores referentes à diversidade e o respeito à individualidade na cultura das pessoas.
- QUAIS SÃO AS PRÁTICAS INCLUSIVAS?
Para adotar qualquer prática inclusiva, é preciso primeiro ter um projeto pedagógico voltado a esse público.
O objetivo é direcionar a escola para a promoção da diversidade e a equalização de oportunidades.
Isso significa pensar o processo pedagógico de forma ampliada, antevendo as barreiras e preparando a estrutura e os profissionais para atuar da melhor forma.
Para que uma escola tenha práticas inclusivas é necessário gestores empenhados e investimentos que tornem isso possível. Uma escola inclusiva dispõe de muitas exigências pedagógicas e também do apoio governamental.
Como exemplos de práticas inclusivas temos:
- Ambientes acessíveis
- Disponibilização de recursos e tecnologias especializados
- Salas multifuncionais ou salas de apoio
- Elaboração de aulas ativas que permitem a colaboração e cooperação entre os envolvidos
- Flexibilização e adaptação curricular em favor da aprendizagem
- Avaliações que considerem o processo e as habilidades desenvolvidas e não somente o conteúdo.
- O QUE É ESCOLA REGULAR
A Escola Regular é uma instituição de ensino que recebe alunos de todas as idades e níveis de ensino disponíveis. Ou seja, da Educação básica até o Ensino Superior.
A intenção do Ensino Regular é padronizar e organizar a educação básica em todo o país, indo da educação infantil até o ensino médio. Isso acontece, por exemplo, com as faixas etárias de cada nível de educação.
Para fins de diferenciação, a chamada escola regular é aquela que a maioria dos alunos no Brasil frequentaram ao longo de suas vidas.
Ela foi assim chamada por muitos anos para se diferenciar das escolas especiais, que faziam o atendimento de crianças portadoras de necessidades específicas.
As escolas regulares são as que hoje devem receber todos os alunos, independente da deficiência, promovendo a integração e proporcionando a eles um ambiente de convívio diverso.
A modalidade de Ensino Regular tem um objetivo principal que é beneficiar a educação brasileira. No entanto, alguns profissionais acreditam que manter o ensino dessa forma trará dificuldades para alguns alunos.
Além da dificuldade de aprendizado para alguns estudantes, com a padronização do tipo de Ensino Regular, algumas escolas não têm estrutura suficiente para atender sua regulamentação.
- DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O primeiro desafio da educação inclusiva passa por formar uma rede de apoio nas escolas para que ela seja implementada. Isso começa com a sensibilização de funcionários, professores e alunos, sendo que as famílias são um ponto crucial.
Muitos pais, completamente alheios à questão da diversidade, ainda sentem que seus filhos têm seu aprendizado prejudicado quando um aluno especial está na sala.
...