A Importância do Afeto no Ambiente Hospitalar
Por: Thais Studies • 13/9/2022 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 96 Visualizações
Tema: A importância do afeto no ambiente hospitalar
Na série “Grey’s Anatomy”, em um dos episódios, é contada a história de uma paciente vítima de estupro. Logo, ela se direciona para o hospital no intuito de cuidar apenas de suas feridas, mas tem sua situação descoberta pelas médicas, iniciando uma comoção por parte das mulheres que trabalham no hospital, proibir a entrada de homens na área em que a paciente estava, para que ela se sentisse segura. Diante desse acontecimento, é visível como a afetividade no ambiente hospitalar, é importante para que os pacientes se sintam ouvidos, dessa forma contribuindo para um tratamento mais humanizado.
Recentemente, no ano de 2019, uma empresa doou para hospital Sírio Libanês em Brasília, dois carrinhos alegóricos para a parte de Oncologia Pediátrica - tratamento de câncer das crianças - em forma de alegrar um pouco a rotina daqueles que estão na luta contra a doença. Esse cenário de doação privada ajuda não apenas os que estão passando pelas doenças que precisam de atenção e cuidado, mas os profissionais que, por vezes, não têm o material necessário que ajuda no auxílio da diversão.
A temática humanização dos pacientes é bastante discutida atualmente. Da maneira que existem profissionais como os já citados, que fazem o possível mesmo sem recursos necessários, existem profissionais que nem sequer, como por exemplo, o “Bom dia!”, é direcionado para aqueles que necessitam do serviço solicitado, não conseguem fazer o mínimo para tratar bem outra pessoa.
Por fim, dados os argumentos, conclui-se que o afeto no ambiente hospitalar é de grande importância. Portanto, o Ministério da Saúde, através da instituições, como hospitais, oferecem profissionais qualificados para o trabalho que escolheram, visto que juraram. ser fiéis à caridade e ao cuidado ao próximo.
...