A LITERATURA NO BRASIL COLONIAL: FASES
Por: JESSER1994 • 17/12/2017 • Projeto de pesquisa • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 766 Visualizações
LITERATURA NO BRASIL COLONIAL: FASES
Pré- Projeto de Pesquisa apresentado a UNIP Interativa-Polo Bom Jesus da Lapa /Ba- Curso de Letras (Português), como requisito para elaboração de trabalho de Curso.
Prof.
BOM JESUS DA LAPA/BAHIA
2016
3
Pré-projeto de pesquisa:
LITERATURA NO BRASIL COLONIAL: FASES
1. Introdução
É inegável que os movimentos literários foram de extrema importância para a realização de uma descrição e registro da sociedade em suas respectivas épocas. O foco esteve direcionado à linguagem, à cultura e as ideias do momento, atribuindo a cada fase, suas particularidades e características.
Assim, estudar as diferentes fases da literatura colonial também auxilia a entender melhor cada uma das eras que construíram a sociedade contemporânea, desde o Brasil colônia até os dias atuais. Enfatizando a importância de cada uma delas na construção da literatura brasileira.
Pesquisar sobre as fases da literatura no período colonial parte de uma inquietação que visa compreender até que ponto as fases contribuíram na consolidação da literatura brasileira, propriamente dita. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo e a suas manifestações literárias.
Através da bibliografia estudada busca-se, enriquecer o meu cabedal pessoal da pesquisadora bem como contribuir com novas informações, propondo algumas reflexões, não conclusivas, a cerca da formação da Literatura no Brasil neste período histórico.
Nesta perspectiva construíram-se questões que nortearam este trabalho:
Qual foi a trajetória percorrida pela literatura no Brasil colonial?
Como se consolidou a literatura brasileira?
Acredita-se que o conhecimento sobre a formação da literatura brasileira permite ao professor e/ou, estudioso, uma melhor compreensão sobre a formação da arte como arte e como disciplina, partindo dos pressupostos da sua história e características coloniais na composição e consolidação nacional. O presente é o resultado das mudanças cotínuas decorrentes do passar dos tempos.
4
2. Objetivos
Pretende-se ao longo desta pesquisa investigar e compreender como constituiu a consolidação da literatura brasileira a partir do quinhentismo,barroco e arcadismo. Assim como fazer uma breve explanação sobre as características pertinentes a literatura colonial e nacional.
2.1 Objetivo Geral
Analisar a importância da literatura colonial na formação da literatura brasileira.
2.2 Objetivos específicos
Compreender e descrever valores estéticos e ideológicos que resultaram na formação da literatura brasileira.
Estudar as diferentes fases e suas características literárias.
Destacar breves aspectos relevantes da literatura nacional pós colonialismo.
3. Justificativa
Entender a história do país e suas manifestações literárias permite ao leitor e /ou pesquisador, viajar no passado e compreender as etapas que permitiram chegar ao estágio atual. A atualidade se contróe gradativamente e na construção da literatura brasileira, não foi diferente.
É importante que se conheça o contexto histórico e evolutivo da arte literátria de maneira que se tenha condições de reconhecê-la como parte integrante da riqueza cultural do Brasil, que valorize as referências históricas e sua influência na construção da literatura moderna.
Embora os livros didáticos de literatura trabalhados na rede escolar de ensino, abordam a construção e estilos da literatura no Brasil, são bastante resumidos e quando trabalham as fases da literatura é de modo superficial. Cabe ao professor
5
e/ou interessado buscar informações sobre o assunto de forma a ampliar seus conhecimentos e compartilhá-lo durante as aulas ou convívio social.
Portanto, a pesquisa favorece o contato mais profundo com o tema e subsidia o professor durante um trabalho que venha abordar as fases da literatura ou mesmo no cotidiano acadêmico e social.
4. Referencial teórico
Esta pesquisa contará com ideias fundidas por Cândido, Coutinho, Veríssimo, entre outros autores, com a finalidade de revisar literaturas que aponte os caminhos pelos quais a literatura se inseriu e permaneceu no Brasil colonial, criando novas características e construindo personalidade própria. A Literatura Colonial surgiu logo após o descobrimento do Brasil, motivo pelo qual foi marcada pela cultura portuguesa. Sendo assim, a literatura colonial é baseada em três diferentes movimentos: a literatura informativa ou quinhentismo, o arcadismo e o barroco. Neste sentido Cândido destaca: “ [...] a nossa literatura é galho secundário da portuguesa, por sua vez arbusto de segunda ordem no jardim das Musas.” ( CANDIDO, 9ª ed. p.9 ).
Com o passar dos tempos esse modelo de literatura foi substituído pela literatura Nacional, após um Brasil já independente e marcado pela própria autonomia cultural, principalmente com as expressões modernistas e pós-modernas, romantismo, simbolismo, realismo, naturalismo e outros.
Há um conceito comum entre vários autores que defendem que a formação da literatura do Brasil e apresentam reflexões no sentido de que nesse período, ainda não se trata de literatura genuinamente brasileira, a qual revele visão do homem brasileiro. Trata-se de uma literatura ocorrida no Brasil, ligada ao Brasil, mas que denota a visão,
...