A METODOLOGIA DE PESQUISA
Por: Aline Lisboa • 26/2/2021 • Artigo • 3.320 Palavras (14 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA
DOCENTE: RINALDO LOBATO
DISCENTE: ALINE KAREN DO REGO LISBOA
TURMA: 02 (TARDE)
TRABALHO FINAL
TEMA: Letramento.
CONFORMIDADE: ABNT - NBR6023. NBR10520. NBR14724.
ESPÉCIE: Artigo Científico.
TIPO: Pesquisa Bibliográfica.
METODOLOGIA: Levantamento Bibliográfico, Leitura e Análise do Material Pesquisado. Revisão bibliográfica.
Letramento: conceitos e ramificações
Aline Karen Do Rego Lisboa1
Resumo
Este artigo trata do tema letramento, com o objetivo de expor a constante busca pela definição de tal verbete, de modo a tratar alguns dos conceitos mais relevantes em sua construção histórica no Brasil, tendo como base pesquisadores e estudiosos da área como Magda Soares (1998, 2002), Scliar-Cabral (1998), Tfouni (2002), Macedo (2003), dentre outros. Outrossim, o texto também pretende apresentar, de maneira resumida, os diferentes tipos de letramento existentes e como alguns desses se aplicam na realidade brasileira, adotando embasamento teórico em autores como Dorit Ravid e Liliana Tolchinsky (2002), Lage (2013), Silva e Silveira (2011), Paulino (1998), Lea e Street (1998) e Lillis e Scott (2007). Por fim, é de extrema convicção destacar a importância da definição de letramento e do conhecimento de suas diversas ramificações, a fim de que tais informações contribuam com a expansão da noção e despertem interesse nos indivíduos em serem pessoas letradas.
PALAVRAS-CHAVE: Letramento. Histórico do Conceito. Tipos de Letramento. Letramento no Brasil.
Abstract
This article deals with the subject of literacy, with the objective of exposing the constant search for the definition of such an entry, in order to deal with some of the most relevant concepts in its historical construction in Brazil, based on researchers and scholars in the area such as Magda Soares (1998, 2002), Scliar-Cabral (1998), Tfouni (2002), Macedo (2003), among others. Furthermore, the text also intends to present, in a summarized manner, the different types of literacy that exist and how some of these apply in the Brazilian reality, adopting theoretical basis in authors such as Dorit Ravid and Liliana Tolchinsky (2002), Lage (2013), Silva and Silveira (2011), Paulino (1998), Lea and Street (1998) and Lillis and Scott (2007). Finally, it is extremely convincing to highlight the importance of defining literacy and knowledge of its various branches, so that such information contributes to the expansion of the notion and arouses interest in individuals in being literate people.
KEYWORDS: Literacy. Concept History. Literacy Types. Literacy in Brazil.
- Introdução
Advinda do termo em inglês “literacy” – que, por sua vez, foi proveniente da palavra “letra” na linguagem grega - a palavra “letramento”, na Língua Portuguesa, passou por inúmeras tentativas de construção de seu conceito ao longo do tempo, muitas vezes, devido à sua complexidade e variação. Para chegar ao que é hoje, as diversas modificações de sentido que essa palavra sofreu ocorreram ao passo em que as necessidades e os questionamentos foram surgindo no decorrer de seu desenvolvimento. Fatores como os acontecimentos históricos, políticos e culturais de determinadas épocas modificaram a forma em que a população fazia o uso da linguagem, tanto na modalidade escrita, quanto no modo oral, e influenciaram diretamente na definição e/ou alteração do conceito de letramento. Atualmente, entende-se por letramento a característica proporcionada àqueles que possuem as habilidades de leitura e escrita e que conseguem utilizá-las nas diferentes circunstâncias sociocomunicativas em que são demandadas. Uma vez compreendido o histórico das apreensões do vocábulo letramento, deve-se fazer, também, uma alusão às espécies que dele advêm. O presente trabalho faz referência às diferentes práticas letradas, tais quais os letramentos: linguístico, religioso, midiático, digital, escolar, entre outros.
Devido ao fato de, no cenário contemporâneo, ainda ocorrer muita dificuldade em grande parte da população ao entender e dominar as atribuições do vocábulo letramento, torna-se imprescindível esclarecer o histórico conceitual, bem como as suas diferentes variações de sua função e uso. Com isso, o artigo pretende, de modo a não esgotar completamente a temática, desvendar e sintetizar os conhecimentos que envolvem o termo citado, a fim de proporcionar o acesso a essas informações e contribuir com a ampliação do entendimento acerca do assunto tratado, em especial à conceituação e aos tipos de letramento. Neste viés, essa pesquisa caracteriza-se tal como um levantamento bibliográfico, fundamentada na leitura e análise de livros e artigos que objetivam explicitar as informações necessárias, as quais reafirmam a abordagem do tema em questão, com a intenção de alcançar os objetivos propostos.
O artigo está dividido em 3 tópicos, este último contendo subtópicos, os quais são relativos à introdução, à construção do conceito e aos tipos de letramento.
- A construção do conceito de letramento
Com o fim da ditadura militar e a recente abertura política nos anos de 1980, o Brasil sofreu diversas mudanças que promoveram um desenvolvimento tanto cultural e social, quanto econômico e político na sociedade. Dentre as significativas transformações ocorridas nessa época, encontra-se a reformulação dos métodos utilizados no ensino da língua portuguesa, uma vez que os grupos sociais e profissionais agora demandavam e visibilizavam as práticas de leitura e de escrita, gerando uma maior necessidade de desenvolvimento das habilidades de percepção leitora, de produção de textos dos variados gêneros textuais e, até mesmo, da utilização escrita social da língua. Dessa necessidade, surge, no cenário da educação, a palavra letramento, versão do Inglês literacy - termo incorporado de littera + o sufixo cy, no latim, a qual teria o intuito de repensar a alfabetização. (SOARES, 2002, p.35).
...