A REGIÃO NORDESTE
Por: Lucas Matheus • 7/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.691 Palavras (11 Páginas) • 181 Visualizações
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG[pic 1]
Campus Montes Claros
1º Ano do Curso Técnico Integrado em Informática[pic 2]
Lucas Matheus Rodrigues Costa
Gilberto Rodrigues Nery
Filipe Queiroz Andrade
Marcos Daniel Maia Marques
Heuller Vieira Ramos
Warley Batista dos Santos
TRABALHO VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Nordeste
Trabalho apresentado à Profª Juliana Mendes Campos Quintino como parte das exigências de avaliação da disciplina Língua Portuguesa, do 1º Ano do Curso Técnico Integrado em Informática.
Montes Claros - MG[pic 3]
Abril/2019[pic 4]
Sumário
Sumário 2
Histórico do Nordeste 3
Secas 3
Educação 3
Pobreza 3
Geografia do Nordeste 3
Turismo 4
Hidrografia 5
Cultura do Nordeste 5
Religião 5
Catolicismo 5
Candomblé e Tambor de Mina 5
Peregrinações 6
Festas Populares 6
Carnaval 6
Bumba Meu Boi 6
Festas Juninas 6
Culinária 6
Literatura 6
Variação Linguística 7
Variações Linguísticas do Nordeste 7
Preconceito Linguístico 7
Os Sotaques por Região 7
Composição Lexical 8
Exemplos de palavras 8
Fonética do Dialeto Nordestino 8
Curiosidades do Nordeste 8
Referências Bibliográficas 10
Histórico do Nordeste
Foi à segunda região do Brasil a ser eficientemente colonizada pelos portugueses, mas foi o primeiro local de povoamento por portugueses. Entre três anos a região a se concentrar a maior parte de riquezas e um maior número de população foi a Região Nordeste. Mas a partir do século XIX ela teve alguns índices altos de emigrações para outros estados, já que faltava infraestrutura para seus habitantes e de algumas iniciativas para melhoras nas condições de vida dos mesmos. Há também um grande crescimento de Periferias no Nordeste, sendo fruto de problemas econômicos e educacionais. A região apresenta também alguns problemas sociais como o trabalho infantil, alta criminalidade e a educação prejudicada.
Secas
Como os altos períodos de seca, a agricultura é prejudicada já que a disponibilidade de chuva nesses locais é mais baixo agravando ainda mais a pouca diversidade de plantas e arvores. As secas são causadas justamente por causa da baixa influência de massa de ar frio no local contribuindo para que não tenha chuvas e uma alta temperatura. Sendo necessário para diminuir o impacto causado pela seca alguns esforços e investimentos em infraestruturas como carros pipas sendo um belo exemplo de ajuda para moradores dessas regiões.
Educação
O nordeste apresenta também grande número de pessoa com analfabetismo em jovens e pessoas mais velhas indicando a informalidade de pessoas nessa região sendo bem demonstrado e divulgado em gráficos feitos pela Macroplan (Uma empresa de consultoria e de Pesquisas).
Pobreza
É infelizmente uma das regiões com uma grande concentração de índice de pobreza no Brasil, sendo uma das maiores. Causando fome, faltas de moradias e de saneamento básico, baixa renda da maior parte da população e de mão de obra miseravelmente não valorizada.
Geografia do Nordeste
A região do nordeste e formada por nove estados sendo eles: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceara (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).
O Nordeste apresenta características físicas e socioeconômicas que variam de acordo com a região, fato que criou as sub-regiões do Nordeste:
Zona da mata: É a região próxima a costa do oceano atlântico, área onde a vegetação predominante e a Mata atlântica alem disso esta região possui o clima tropical possibilitando o cultivo de varias espécies de vegetais e criação de animais. Por esses fatores e pelo fato de conter quase todas capitais nordestinas trata-se da região mais desenvolvida economicamente.
Agreste: É a região de transição entre a zona da mata e o sertão, onde está localizado o planalto da Borborema um dos grandes responsáveis pela falta da chuva no nordeste o relevo também conta com as chapadas que são um atrativo para o ecoturismo. Com um clima e vegetação variados pelo fato de ser uma região de transição e a região onde a economia e baseada na policultura devido a formação dos brejos nas bordas dos planaltos.
Sertão: É a maior região dentro do nordeste, com o clima semi-árido devido aos baixos índices de chuvas a vegetação é marcada pela caatinga que se caracteriza por uma vegetação rasteira, arbustos espinhentos e árvores de pequeno porte. No sertão a agricultura move a economia principalmente de pelo cultivo de algodão.
Meio Norte: Outra região de transição, mas do Sertão para a Floresta Amazônica, tendo o clima e vegetação de ambos a economia se baseia na extração vegetal.
Turismo
O imenso litoral da região Nordeste é o principal fator que contribui no turismo local, com praias belíssimas colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial. Entre as praias mais procuradas do Nordeste estão: Arraial d’Ajuda e Morro de São Paulo, na Bahia; Atalaia e Pirambu, em Sergipe; Pajuçara e Maragogi, em Alagoas; Porto de Galinhas e Itamaracá, em Pernambuco; Cabedelo e Tambaba, na Paraíba; Genipabu e Pipa, no Rio Grande do Norte; Jericoacoara e Canoa Quebrada, no Ceará; Coqueiro e Pedra do Sal, no Piauí; e Curupu e Atins, no Maranhão.
...