A Recensão Crítica
Por: Pati Melc • 2/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.656 Palavras (7 Páginas) • 728 Visualizações
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UNIVERSIDADE DE AVEIRO
LÍNGUAS, LITERATURAS E CULTURAS
RECENSÃO CRÍTICA
PATRICIA MELCHIADES DE HOLANDA
Aveiro
2017
Indíce
Introdução 3
Géneros textuais académicos 4
Recensão crítica: etimologia, conceção e definição 5
Estrutura formal da recensão crítica 6
Etapas para elaboração da recensão crítica 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
A linguagem é um dos mais relevantes trabalhos desenvolvidos quotidianamente por nós seres pertencentes a uma determinada cultura e articulados em sociedade. Pela linguagem agimos no mundo e nos identificamos como seres humanos, já que é o domínio da linguagem é o que nos diferencia dos demais habitantes animais do planeta.
Debruçando-se sobre o entendimento da linguagem é possível constatar que é por meio dela que o homem se expressa apresentando a compreensão que tem do mundo através das palavras. E, sendo assim, a competência linguística do utente, para além de revelar o mundo cultural e toda a capacidade de conhecer e interpretar fatos da realidade, demonstra também a capacidade de raciocinar, conectar elementos reais a modelos mentais, seguir regras linguísticas gramaticais convencionais e outras de natureza mais abstrata quando da produção de textos.
A questão que se coloca, então, é que há, de facto, imensa dificuldade por parte dos ingressantes no segundo ciclo de produzir alguns textos de natureza acadêmica e aproveitar os existentes – o que lhes coloca em situação embaraçosa e cansativa e boa parte desse sofrimento todo decorre do desconhecimento dos gêneros textuais existentes, sua estrutura e regras de produção e finalidade apresentadas.
O presente trabalho procura amenizar esse problema ao apresentar de modo breve e conciso algumas modalidades de géneros académicos objetivando o estudo do género recensão crítica, sua conceituação, estruturação, e modo de produção. Procura também, para além de explicar dados inatos dessa estrutura textual e como o produzir, realçar as vantagens de sua utilização no melhor proveito do mundo académico.
Géneros textuais académicos
Dentro da categoria géneros textuais académicos podemos encontrar, dentre outros, as seguintes modalidades de textos: artigo científico, ensaio, fichamento, monografia, dissertação e tese.
Analisaremos algumas características de cada um deles e também qual a finalidade a que se propõem a fim de que tenhamos melhor clareza em relação as características e finalidade do género recensão literária que é o objeto de estudo desse trabalho. Ou seja, após apresentá-los, espera-se que seja mais fácil discernir a recensão crítica por oposição de estrutura, conteúdo e finalidade em relação aos demais.
1)Artigo científico: texto que tem por objetivo apresentar a comunidade científica um estudo em dada área do conhecimento. Para tanto, em seu conteúdo, apresenta uma investigação científica em todas as suas fases fundamentais: apresentação do problema (objeto de estudo), dos objetivos que se projetam para o caso, os materiais, os métodos de pesquisa, a análise e as considerações finais. Quanto à natureza, podemos distinguir os artigos de divulgação – também denominados de originais que podem ser teóricos ou empíricos e dão a conhecer um elemento novo na comunidade científica; há também os artigos de revisão, que trabalham com estudos já publicados analisando e discutindo contribuições anteriores já divulgadas anteriormente em outros artigos.
2)Ensaio: produção de carácter crítico que versa sobre debate ou questão de ordem científica. Por esse aspecto é possível identificar seu atributo discursivo, no sentido de mostrar o posicionamento e as reflexões do autor a respeito do ponto considerado. Uma vez que defende um ponto de vista, não exige a inclusão exaustiva de referenciais teóricos de apoio ou de evidências e provas empíricas. Pode ser considerado um texto que transita entre o cultural, o literário, o didático e o não didático, o científico e o filosófico.
3) Fichamento: é o registro criado durante a fase de pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é armazenar e consultar informações mais facilmente sobre obras lidas. Pode apresentar-se sobre três tipos diferentes: conteúdo, no qual há, além das referencias bibliográficas sobre obra e autor, um resumo do conteúdo do texto lido; há o de citações, também denominado de transcrição e o fichamento bibliográfico, no qual a obra analisada é registrada segundo seus tópicos abordados e comentários descritivos.
4) Dissertação e tese: produções textuais que assemelham-se em linguagem, estilo e estrutura, porém apresentam diferentes graus de complexidade, de detalhamento e de originalidade. Ambos são pré-requisitos para titulação de grau mestre e doutor, respectivamente.
Recensão crítica: etimologia, conceção e definição
Etimologicamente, recensão crítica decorre do termo latino “recensionem (= enumeração); nome esse que por sua vez está relacionado ao verbo latino censionem (do verbo censeo), que significa avaliação, crítica.
Já pela origem podemos constatar o carácter dual apresentado por essa modalidade: análise e crítica. E, sendo assim, a recensão deve ser concebida como a produção textual que apresenta um texto sob o enfoque de seu conteúdo e do contexto em que está envolvido, como também expõe uma crítica, um julgamento de valor, enfim, uma constatação de sua adequação, valor e contribuição do texto em questão em relação a dado assunto ou tema.
Temos, então, por definição recensão é o exame e análise de uma obra, a apreciação e juízo crítico sobre um trabalho escrito.
Desse facto podemos concluir porque revistas e jornais científicos publicam uma recensão geralmente logo após a edição de uma obra. Para além de apresentar falhas, lacunas e virtudes, explorar o contexto histórico de sua produção, fazer comparações com as de outros autores, instiga o leitor a apreciá-la também, consegue-se divulgá-la.
Cabe, então, aos leitores a utilização desse material para permanente atualização em determinada área do conhecimento, ou mesmo para fazer melhor gestão do tempo e de leituras ao poder ter acesso a características da obra previamente, não só do ponto de seu conteúdo, como também da sua relevância – importância e profundidade no meio em que se encontra.
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