A Reutilização do e-lixo reciclado na inclusão digital de povos distantes
Por: wagner01 • 1/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.700 Palavras (7 Páginas) • 174 Visualizações
Reutilização do e-lixo reciclado na inclusão digital de povos distantes
Ederson Wilker F. Leite1, Raíza P. Tavares2, Suzy Elizandra C. de Aguiar2, Jônatas Aragão Lino2
1Orientador – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
2Licenciatura em Informática – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
Rodovia BR 210 KM 3, s/n – 68.909.398 – Macapá – AP – Brazil
Ederson.leite@ifap.edu.br, raiza-tavares@hotmail.com, jonatasandre@live.com, suzyterremoto_75@hotmail.com
Abstract. With the great technological development in the world there was also an alarming increase in the consumption of electronic equipment, thus arose two main problems: digital illiteracy and environmental impact caused by the accumulation of such equipment after the end of its useful life. Aiming consequences such article aims to take advantage of e-junk sustainably as the digital inclusion of distant peoples, Indigenous and Maroons. Having such results for research in the use of technological waste for mounting equipment 100% made the same as radio antennas for Internet access, computers, mobile laboratories, combining the digital inclusion of these people to reuse the junk so not harm the environment, but preserving it.
Resumo. Com o grande desenvolvimento tecnológico no mundo ouve também um crescimento alarmante no consumo de equipamentos eletrônicos, sendo assim surgiram dois principais problemas: o analfabetismo digital e o impacto ambiental causado pelo acumulo desses equipamentos após o termino do seu tempo de vida útil. Visando suas consequências este trabalho disponibiliza a inclusão digital para povos distantes, como por exemplo: povos indígenas e quilombolas, utilizando o lixo tecnológico para a montagem de equipamentos 100% feitos do mesmo como: antenas via rádio para acesso a internet, computadores, laboratórios móveis, aliando a inclusão digital desses povos ao reaproveitamento do lixo eletrônico de forma a não agredir ao meio ambiente preservando-o.
Palavras-chave: inclusão digital, povos distantes, meio ambiente.
1. Introdução
O presente artigo versa da importância sobre a utilização do e-lixo reciclado na inclusão digital de povos distantes. Apresenta enquanto objetivo geral: O aproveitamento do e-lixo eletrônico de forma sustentável como a inclusão digital de povos distantes, indígenas e quilombolas.
Nesses últimos anos com os crescentes avanços na tecnologia dando acesso as informações facilmente e de forma rápida, aumentou o consumo de equipamentos tecnológicos, tais como tablets, celulares, computadores, notebooks, enfim, trouxe vários benefícios, mas também alguns problemas, dos quais os dois principais são: a exclusão digital e a agressão ao meio ambiente, esses materiais tecnológicos em que em sua maior parte são feitos de materiais tóxicos e causam mal ao meio ambiente, causando desequilíbrio ecológico.
Surgiu da preocupação de dois aspectos básicos e fundamentais na sociedade atual, globalizada informatizada sendo: O reaproveitamento dos detritos das tecnologias da informação como meio de inclusão digital a povos distantes dessa tecnologia e, através dessa reutilização contribuir com o segundo aspecto de fundamental importância para a vida no planeta que é a sustentabilidade do meio ambiente, fato esse que pode ser viável a partir da utilização de forma consciente e eficaz do e-lixo, uma vez que se percebeu o grande desperdício e as mazelas que esses detritos estão trazendo para a sociedade atual.
O estudo sobre o aproveitamento do e-lixo foi uma pesquisa bibliográfica e com subsídios de observações reais e cotidianas desses produtos no ambiente e, ainda a observação de povos que não têm acesso a esses bens devido às distâncias geográficas, cultural e principalmente econômica, tornando-se assim uma significativa parcela da sociedade excluída das tecnologias de comunicação e informação e, assim, excluídas da sociedade globalizada.
Refletindo sobre isso o presente artigo está dividido em dois tópicos teóricos, a saber: A reciclagem do e-lixo e a inclusão digital de povos distantes.
A reciclagem do e-lixo
No Brasil são desperdiçados milhões de toneladas métricas de computadores, celulares, tablets e notbooks entre tantos outros, somente menos de meio terço de todo esse material é reciclado, esses dados são preocupantes, pois a maior parte desses detritos tecnológicos ou e-lixo como é conhecido, vai parar nos lixões causando danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente, pois estes materiais são compostos por metais pesados como: chumbo, cádmio, mercúrio, níquel, além de possuírem recursos esgotáveis, torna-se necessário tomar medidas para que esse desperdício seja amenizado para deixar de agredir em excesso o meio ambiente. (SILVA, COSTA, MIRANDA, MANFÉ, WIESENHUTTER, 2011).
Dessa feita, o e-lixo pode ser uma das formas sustentáveis de reaproveitamento desse material reciclado para montar equipamentos que deverão ser utilizados na alfabetização digital de povos distantes, indígenas e quilombolas, fazendo com que estes venham exercer sua cidadania, sendo inserido na sociedade da informação. “Para o manuseio de resíduos eletroeletrônicos, é necessária a utilização de equipamentos de segurança específicos, devido à presença de metais pesados.” (SILVA, MARTINS e OLIVEIRA, 2007, p. 16).
Além do mais o e-lixo por conter uma série de matérias pesados em sua composição, se manuseada de forma inadequada, podem causar danos graves a saúde, e poluição do ar, solo e água, sua produção também proporciona o esgotamentos dos recursos minerais usados como matéria-prima para a confecção dos mesmos e os recursos naturais, pois em sua maioria vão para lixões, aproveitando-se muito pouco e desperdiçando muito.
Inclusão digital de povos distantes
A sociedade que se vivencia no presente, com a forte influência das tecnologias em âmbito politico, social e econômico permitindo obter informações rápidas com facilidade de acesso por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs, e assim saber o que acontece no Brasil e no mundo todo quase que de forma imediata, trazendo facilidade de comunicação por meio das redes sociais e permitindo-nos o acompanhamento do que acontece na politica, economia e sociedade as tecnologias da informação se tornaram parte da cultura atual, é parte do cotidiano da maioria dos brasileiros, mas com tais avanços surgiram os impactos ambientais devido a forma que são descartados esses materiais após terminar seu tempo de vida útil, podem favorecer uma nova classe de pessoas, os analfabetos digitais, saindo dessa condição para exercer sua cidadania na era digital, nesse circulo os mais comuns são os povos distantes que em sua maior parte por estarem fora das esferas sociais das cidades não possuem conhecimentos digitais e tem acesso a informação de forma limitada, não podendo exercer sua cidadania. (TEIXEIRA, MARCON, 2009).
...