A TRAVESSIA DO SILÊNCIO
Por: breathingwine • 4/11/2022 • Resenha • 359 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
TRAVESSIA DO SILÊNCIO. Direção: Dorrit Harazim; Produção: VideoFilmes, 2004.
A partir da realização de uma série de diversos documentários que giram em torno de vários tipos de travessias (do escuro, da vida, do tempo, da dor e do ar), com a Travessia do Silêncio a documentarista Dorrit Harazim leva o espectador a um cenário sobre o debate de duas grandes vertentes do aprendizado e vida dos surdos no Brasil: o mundo dos “oralizados” versus o mundo dos “sinalizados”. O documentário fora produzido pela GNT em 2004, e traz diferentes histórias de pessoas surdas e de suas famílias, das quais são atuais até os dias de hoje.
No decorrer do filme, o que mais se deu destaque é uma narrativa totalmente fundamental na obra: para um surdo, o que seria uma vida feliz? Não tenho outra forma de descrever um melhor questionamento que esse para definir o quanto eu gostei dessa obra; que mesmo tendo 18 anos de produção, ainda tem debates tão atuais e fundamentais para nossa sociedade.
A parte que achei mais interessante foi a resposta para a pergunta feita acima, que a forma do surdo poder ser feliz é expressão através da fala a comunicação com os “ouvintes” ou interagir socialmente com seus semelhantes, surdos “manualistas”, não “oralizados”? A felicidade é uma descoberta cuja resposta irá depender dos próprios desejos e expectativas de cada indivíduo. Que mesmo vivendo numa sociedade na qual a capacidade de escuta e fala é sinônimo de uma vida feliz ou completa, devemos acreditar que ainda existe uma esperança.
Em suma, o que pode ser relacionado com outras obras, ou que mais se pode considerar em meio à toda essa narrativa, é a não aceitação do diferente, não apenas da surdes, mas do fato de alguém nascer com características que fuja do dito normal. Sobretudo, nas famílias mais conservadoras que um filho "especial" significa um erro que não se pode acontecer.
E dessa forma, me emociono só de pensar na oportunidade e na vontade que eu e com certeza várias pessoas estão tendo um despertamento para uma busca por querer interagir com a comunidade surda, aprendendo LIBRAS e se relacionando com seus semelhantes da forma que for possível.
...