A Volta dos Jogos Esportivos Artigo de Opinião
Por: Kaio Borges • 25/9/2020 • Artigo • 305 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
A junção necessária
Atualmente, tem se repercutido notícias sobre a adesão de torcedores de futebol às pautas políticas veiculadas nos grandes meios de comunicação e impulsionado o debate sobre se futebol e política se misturam. Com os principais argumentos dizendo se futebol e política se ligam ou se devem se ligar é possível afirmar que misturam sim, mas não têm o vínculo de efeito e causa que alguns imaginam e depende da finalidade recorrente dessa mistura.
O problema dessa conjunção é a maneira em que ela pode ser usada, seja de forma política ou não. Pois existe a apropriação do esporte por parte de políticos, igualmente oportunistas, que colam a imagem nas glórias alcançadas por jogadores para se promover e capitalizar com feitos que não lhes pertencem, como ocorrido na copa de 1970 onde a seleção brasileira foi campeã e o governo brasileiro utilizou-se dessa vitória para se beneficiar, fazendo propaganda do regime militar. Portanto, esse tipo de mesclagem invalidam a relação futebol e política, devendo não existir.
Por outro lado, vemos que o futebol possui muita disparidade em relação a participação feminina, a questão do gênero, e o racismo. Tomemos como base a última copa do mundo do futebol feminino, onde a jogadora Marta da seleção brasileira utilizou da sua influência enquanto melhor jogadora do mundo para pedir que o futebol feminino fosse valorizado tal qual o masculino. A participação ativa e positiva dos torcedores aparece, então, como essencial nessas lutas para a mudança social dentro e fora dos campos.
As interligações entre futebol e política devem existir para que as injustiças no campo sejam combatidas, com a participação dos torcedores. Elas devem ser feitas com um olhar na história para que os erros já cometidos não se repitam. Precisamos, dessa maneira, dessa junção para que o futebol se torne um espaço saudável e de transformação comunitária.
...