ARTIGO DO PERIODO DE LETRAS
Por: Bruno Santos • 14/12/2021 • Trabalho acadêmico • 7.333 Palavras (30 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1][pic 2]
AUTARQUIA EDUCACIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA
FACULDADE DO SERTÃO DO PAJEÚ - FASP
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MARIA SUELI LEITE LOPES OLIVEIRA
AVALIAÇÃO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O QUE DIZEM JUSSARA HOFFMANN, PEDRO DEMO E CHARLES HADJI
AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE
2021
AUTARQUIA EDUCACIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA
FACULDADE DO SERTÃO DO PAJEÚ - FASP
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA[pic 3]
MARIA SUELI LEITE LOPES OLIVEIRA
AVALIAÇÃO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O QUE DIZEM JUSSARA HOFFMANN, PEDRO DEMO E CHARLES HADJI
Artigo Científico, apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade do Sertão do Pajeú-FASP, sob a orientação do Professor Mestre Márcio André de Andrade como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia.
AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE
2021
[pic 4][pic 5]
AUTARQUIA EDUCACIONAL DE AF. DA INGAZEIRA – PE FACULDADE DO SERTÃO DO PAJEÚ – FASP BACHARELADO EM DIREITO
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, HISTÓRIA E LETRAS
ATA DE DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
AVALIAÇÃO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O QUE DIZEM JUSSARA HOFFMANN, PEDRO DEMO E CHARLES HADJI
Trabalho de Conclusão de curso apresentado à banca examinadora como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Pedagogia, da Faculdade do Sertão do Pajeú, defendido e aprovado em / /_ , pela banca examinadora constituída por:
[pic 6]
Prof.(ª) Me. Márcio André de Andrade
Orientador(a)
Prof.(ª) Esp. Aline Michele Nogueira Santana de Lima
Arguidor(a)
_
Prof.(ª) Me. Márcio André de Andrade
Coordenador(a)
_
Maria Sueli Leite Lopes Oliveira
Autor(a)
AVALIAÇÃO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O QUE DIZEM JUSSARA HOFFMANN, PEDRO DEMO E CHARLES HADJI[pic 7]
Maria Sueli Leite Lopes Oliveira1
RESUMO:
Com o passar do tempo a avaliação tornou-se um dos temas mais discutidos entre os educadores. Visando conhecer um pouco mais sobre o tema, esse trabalho acadêmico busca apresentar a avaliação em seus diversos contextos. Através do compartilhamento de conhecimentos entre professor e aluno o processo de ensino e aprendizagem torna-se verdadeiro e significativo. Por meio de alguns dos principais estudiosos: Jussara Hoffmann, Pedro Demo e Charles Hadji serão abordadas algumas especificidades da avaliação. Sabendo-se que não há certo e errado quando se fala em processo avaliativo é importante considerar a interação existente no ambiente escolar para que a aprendizagem possa de fato acontecer. Valorizar as experiências dos educandos e intervir quando necessário faz com que a avaliação possa ser um instrumento de intervenção no processo educativo, favorecendo a ampliação do desenvolvimento cognitivo, emocional e social do indivíduo.
Palavras-chave: avaliação, professor e aluno, processo educativo.
ABSTRACT[pic 8]
Over time, assessment has become one of the most discussed topics among educators. Aiming to know a little more about the subject, this academic work seeks to present the evaluation in its different contexts. Through knowledge sharing between teacher and student, the teaching and learning process becomes true and meaningful. Through some of the main scholars: Jussara Hoffmann, Pedro Demo and Charles Hadji, some specificities of the evaluation will be addressed. Knowing that there is no right and wrong when it comes to the evaluation process, it is important to consider the existing interaction in the school environment so that learning can actually happen. Valuing the experiences of students and intervening when necessary makes the assessment an instrument of intervention in the educational process, favoring the expansion of the individual's cognitive, emotional and social development.
Keywords: assessment, teacher and student, educational process
[pic 9]
[pic 10][pic 11]
INTRODUÇÃO
A avaliação é um tema que vem sendo discutido pelos pesquisadores há algum tempo. Saber avaliar os educandos ao contrário do que se parece não é uma tarefa fácil. Muitas são as indagações feitas sobre essa prática tão complexa e necessária para a prática educacional, tendo em vista que não é apenas por um método que se avalia os estudantes, são necessárias várias situações e intervenções para que o professor perceba se o educando está ou não aprendendo. Durante muito tempo usou-se o método punitivo como única forma de avaliação.
Diante do exposto, algumas concepções acerca do tema em destaque serão apresentadas para que haja uma reflexão do papel que a avaliação exerce no processo educativo. Conceituar a avaliação também é algo que requer muito estudo e pesquisa. Diversos são os entendimentos a respeito dessa temática. De acordo com Luckesi (1992, p. 5) “A avaliação da aprendizagem escolar por si, é um ato pedagógico específico, com objetivo de verificar a qualidade da aprendizagem do estudante, subsidiando o seu processo de construção”. Nesse contexto, faz-se necessário compreender que a avaliação está relacionada à construção do conhecimento, sendo refletida na ação pedagógica dos educadores que devem buscar estratégias diversificadas para melhorarem o desempenho dos alunos.
...