AS PRINCIPAIS AMEAÇAS A BIODIVERSIDADE
Por: 12931996 • 18/11/2017 • Relatório de pesquisa • 2.609 Palavras (11 Páginas) • 248 Visualizações
Rodrigues Inácio Vanoneia Navua
RELATÓRIO DAS ACTIVIDADES DE TEMAS TRANVERSAIS
Licenciatura em Ensino Básico
1º Ano
Universidade Pedagógica
Lichinga
2017
Rodrigues Inácio Vanoneia Navua
PRINCIPAIS AMEAÇAS A BIODIVERSIDADE
Relatório da Cadeira de Praticas Pedagógicas Gerais que assenta no grau de licenciatura em ensino básico a ser submetido no, Centro de Ensino à Distância, para fins avaliativos, cadeira leccionado pelo dr. Virgílio Cossa |
Universidade Pedagógico
Lichinga
2017
Índice
Introdução 4
Justificativa 5
Objectivos 5
1.1.1. Objectivo Geral: 5
Objectivos Específicos: 5
METODOLOGIA 5
Método bibliográfico 6
Observação 6
Instrumentos de trabalho usados 6
Pós -observação 6
Ameaça a biodiversidade 8
Introdução de espécies exóticas 11
Sobre-exploração de espécies 11
Poluição 12
5. Conclusão 14
6. Bibliografia 15
Introdução
O presente relatório realizada na comunidade de Nairobi, como é do conhecimento decurso de actividades. o relatório aborda todos os momentos de actividades com as revoluções industriais do carvão e do petróleo, a perspectiva inverteu-se. Durante cerca de dois séculos, a natureza foi encarada pela tecnocracia dominante como algo a explorar e conquistar sem limites. As catástrofes ambientais da segunda metade do século XX - poluição generalizada do ar e da água, marés negras, esgotamento de recursos aturais, desertificação, perda de biodiversidade, alterações climáticas, prejuízos para a saúde pública e para a economia devidos à degradação ambiental, obrigam-nos a mudar de paradigma e a palavra de ordem torna-se desenvolvimento sustentável.
Justificativa
Destacam-se como estratégias da conservação da biodiversidade a manutenção e recuperação das condições ambientais, com o estabelecimento de corredores de conservação, identificação e recomendações de protecção a algumas áreas, e a promoção de acções práticas que visem à recuperação e conservação da biodiversidade em regiões seleccionadas para intervenção, considerando-se a permanência das comunidades humanas locais nesta comunidade de nairubi. Há que salientar que, algumas áreas em que ocorrerão acções como a caça furtiva, Incêndios/queimadas.
Objectivos
Objectivo Geral:
- Promover a conservação e recuperação da biodiversidade, mediante o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais, com vista ao desenvolvimento do país.
Objectivos Específicos:
- Propor medidas para a conservação da Biodiversidade;
- Identificar as grave ameaça à biodiversidade na comunidade de Nairubi.
- Conservar a biodiversidade através de adoção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento de sistemas de gestão e práticas de produção, fortalecendo as áreas protegidas em Unidades de Conservação.
- Promover ações de recuperação em áreas importantes para a conservação da biodiversidade, onde se verifica fragilidade e agressão à biodiversidade.
METODOLOGIA
Conforme LAKATOS & MARCONI (2007), método é o conjunto das actividades sistemáticas e racionais, que com maior segurança e economia permite alcançar o objectivo, conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. Para a concretização dos objectivos acima, foi usado o método bibliográfico.
Método bibliográfico
Este método consistiu na consulta de obras que abordam sobre a água, sobretudo em relação aos aspectos ligados ao papel dos líderes Comunitários no combate a criminalidade.
Na realização deste relatório, usou-se os seguintes métodos: observação directa, entrevista e a consulta bibliográfica.
Observação
A observação é chamada de estudo naturalista ou etnográfico em que o pesquisador frequenta os locais onde os fenómenos ocorrem naturalmente. (Fiorentini e Lorenzato). Para melhor entender, vejamos os pontos observados:
Instrumentos de trabalho usados
Os Instrumentos de trabalho usados no terreno para elaboração do presente relatório foram cadernos sebentas, caneta,
Entrevista
É uma conversa realizada face a face de forma metódica, proporciona ao entrevistador, verbalmente a informação necessária. (Lakatos e Markoni, 1992:107).
A escolha desta técnica foi para permitir que a colecta de informações em directo com os moradores de bairro de Nairubi, também permitam provar ou a contestar as hipóteses formuladas.
Pós -observação
Chegando ao fim da observação, a pesquisadora tinha que criar um tempo de modo a reuniu-se para organizar as informações colhidas. E o pesquisador aproveitou a necessidade de elaborar o presente Relatório.
Resultados e Discussão
Entretanto a comunidade de Nairubi tem um número fixo de habitante presente em que no seu total são 728. Dos quais foram entrevistados 9 pessoas, 3 homens e 4 mulheres.
...