ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – ÉTICA E CIDADANIA
Por: Ederson Martins • 29/2/2020 • Trabalho acadêmico • 308 Palavras (2 Páginas) • 3.100 Visualizações
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – ÉTICA E CIDADANIA
Nome: Ederson Pereira Martins
Matrícula: 01224791
Curso: Eng Mecância – 4° NB
É notório o processo de desenvolvimento tecnológico pela qual passamos diariamente, não muito diferente no Brasil, onde estima-se mais de um telefone portátil, em uso, por habitante. Mas a grande "sacada" não é a melhoria, e sim o acesso ao conteúdo que a internet pode oferecer, seja por redes sociais ou por sites de busca. Mas vale ressaltar que, tudo o que se lê na internet nem sempre é verdade.
Quem nunca se deparou com uma corrente compartilhada no whatsapp? Ou notícias bombásticas compartilhadas no facebook? Se for mais ao fundo, esses compartilhamentos já alcançaram uma proporção inestimável. Mas, e a veracidade? As pessoas se adequaram a uma zona de conforto em relação a internet, não buscam os fatos, se conformam com as poucas palavras escritas somente em uma imagem e já repassam para que outros se conformem também. Já dizia um ministro alemão: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade", há por volta de 84 anos que esse ministro falou essa frase, se naquela época já havia essa preocupação com fake news, hoje com a internet nos deparamos com uma "tsunami” de fake news.
Para se combater o compartilhamento de notícias falsas, caberia aos órgãos interessados no mesmo investir em educação virtual, único meio plausível de combate. Outro meio seria a censura, método altamente rejeitado pela população. Também haveria a necessidade de trabalhar o senso crítico das pessoas, investimento na educação, incentivo a leitura, busca de fatos, investigação de fontes, atenção a detalhes, como data, assinatura, links, etc, tudo aquilo que possa comprovar se aquilo que lê é verdade ou não. Afinal, mil mentiras podem influenciar em muita coisa.
...