TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Leitura e Produção de Textos

Seminário: ATPS: Leitura e Produção de Textos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

SOBRE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Tutor à distância: Prof. Dr. Luiz Roberto Wagner

ATPS apresentada ao curso de Serviço Social, do Centro de Educação a Distância CEAD, da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina de Leitura e Produção de Textos

JUAZEIRO-BA

JUNHO DE 2013

ETAPA I: O conceito de leitura através dos tempos

Desde as épocas mais remotas a leitura tem sido estimulada como forma de receber informações, que de principio viriam através do ponto de vista do autor e os leitores o acatariam e aceitariam suas idéias, sem uma visão crítica, apenas limitando-se a entender o que foi transmitido.

No início do século XX, as escolas adotavam um meio bem restrito como modo de incentivar aos alunos a leitura, um único padrão de livros era adotado e por este deveria ser realizado os estudos, a leitura não era feita livremente, não se levava em consideração a leitura pelo prazer, mas por obrigação e até pelo medo.

Com o passar dos anos e a conseqüente modernização em todos os âmbitos da sociedade, o modo como os escritores, professores enxergavam a educação também se transformou, foi adotado a introdução de diferentes tipos de livros no meio escolar, estes que tinham como foco, não as idéias do autor, mas como os receptores captariam as mensagens ali inscritas, o que fariam diante de determinada situação, como um ou outro entenderia e levaria uma mesma estória para finais totalmente opostos, se levava em consideração o ser humano em si, as experiências vividas por cada um e o modo como estes enxergam a vida.

Nos dias atuais, as escolas aderem cada vez mais a forma mais democrática de incentivo a leitura, a biblioteca deixou de ser apenas um local de pesquisas para trabalhos escolares e se tornou um ambiente onde os alunos podem conversar, discutir, trocar idéias, experiências, pontos de vistas e resolução para diferentes problemas.

Um aluno que trata a leitura não como obrigação, mas sim, como fonte de conhecimento, prazer, criticidade, se tornará um adulto com mais visão sobre o que acontece ao seu redor, os problemas a serem combatidos, os pontos a serem melhorados, portanto é importante que se continue a democratização do ato de ler, que livros de boa qualidade sejam difundidos e que haja campanhas nas comunidades que se incentive este ato, que já deve começar desde cedo em nossas próprias casas quando crianças.

ETAPA II: Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista Veja

O ato de comunicar-se parece algo simples e fácil para qualquer indivíduo, pois é algo que utilizamos constantemente. Contudo, durante este processo que realizamos diariamente e sem se ter nem consciência, não questionamos as características percorridas para conseguir realizar este complexo ato.

Os Gêneros Textuais são relativamente estáveis, passíveis de serem divididos para fim de análise em unidade composicional, unidade temática e estilo, com ocorrência nos mais variados ambientes discursivos, que os usuários de uma língua natural utilizam quando participam de uma atividade descrita em forma de linguagem, de acordo com o efeito de sentido que querem provocar nos seus interlocutores.

Os tipos de gêneros textuais encontrados são diversos encontramos alguns, entre eles são:

• Reportagem

• Entrevista

• Resenha

• Currículo

• Crônica

• Ofício

• Editorial

• Romance

• Noticia

• Carta Argumentativa

• Abaixo assinado

• Anúncio classificado

• Biografia

• Carta aberta

Como citados anteriormente, os gêneros textuais são diversos e estes são apenas alguns da diversa gama encontrada, para termos real noção desse fato tomaremos como exemplo a seguir a revista Veja e citaremos alguns dos gêneros encontrados na mesma.

Pode-se notar a presença dos gêneros:

Reportagem: Relata fatos de interesse do público, com acréscimo de entrevistas e comentários para que se possa ter uma visão mais ampla do assunto tratado.

Entrevista: Pois se trata de uma forma objetiva de registrar um depoimento de uma pessoa pública ou não, que esteja relacionado a algo ou alguém.

Resenha Crítica: Texto que apresenta o conteúdo de uma obra. Indica-se a forma de abordagem do autor a respeito do tema e da teoria utilizada. É uma analise critica, pois encerra um conceito de valor emitido pelo autor da resenha sobre a obra em questão. Pode-se fazer uma resenha de crítica sobre livros, show, espetáculo teatral, entre outros.

Crônica: Texto que aborda assuntos e acontecimentos do dia a dia, aprendidos pelas sensibilidades do cronista e desenvolvidas de forma pessoal por ele.

Noticia: Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação, relato de fatos ou acontecimentos atuais geralmente de importância e interesse para a comunidade sem comentários pessoais, opiniões ou interpretações por parte de quem escreve.

Fica evidente a importância dos gêneros e tipos textuais, que mesmo de maneira sutil, se mostram entrelaçados ao nosso dia a dia, portanto procuremos conhecê-los bem para termos uma melhor visão crítica do que falamos e escrevemos ao nos comunicar com outros, assim seremos mais bem compreendidos e difundiremos a nossa língua lida e escrita de maneira correta e coesa ao que queremos transmitir.

ETAPA III: TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

O esporte desenvolvendo a união entre as pessoas

Nosso país como sabemos é constituído por diversas raças, crenças, culturas e etc. Diante de tantas diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com