Acolhendo A Crianca E A Familia
Trabalho Universitário: Acolhendo A Crianca E A Familia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dinha2000 • 25/8/2014 • 358 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
Acolhendo a criança e a família.
O acolhimento familiar consiste numa medida de caráter temporário, concretizada através da atribuição da confiança da criança ou do jovem a uma pessoa singular ou a uma família, habilitadas para o efeito, visando à integração em meio familiar, bem como a prestação de cuidados adequados às necessidades, bem-estar e educação necessária ao desenvolvimento integral das crianças e dos jovens.
O objetivo da resposta prosseguida através das famílias de acolhimento é assegurar à criança ou ao jovem um meio sócio-familiar adequado ao desenvolvimento da sua personalidade, em substituição da família natural, enquanto esta não disponha de condições.
Acolhimento em lar familiar
A família de acolhimento em lar familiar é constituída por duas pessoas casadas entre si ou que vivam uma com a outra há mais de dois anos em união de fato ou parentes que vivam em comunhão de mesa e habitação.
Podem ser colocadas em lar familiar até dois crianças ou jovens, desde que o número total de crianças ou jovens a viverem na mesma casa não seja superior a quatro, exceto se as condições familiares permitirem um número superior de crianças ou quando se trate de fraternas.
Acolhimento em lar profissional
A família de acolhimento em lar profissional é constituída por uma ou mais pessoas com formação técnica adequada.
O lar profissional destina-se a crianças e jovens com problemáticas e necessidades especiais relacionadas com situações de deficiência, doença crônica e problemas do foro emocional e comportamental, que exijam uma especial preparação e capacidade técnica.
Podem ser colocadas em lar profissional até dois crianças ou jovens, com problemáticas e necessidades especiais, sempre que seja possível.
Modalidades de acolhimento familiar
O acolhimento familiar é:
• De curta duração, quando seja previsível o retorno da criança ou do jovem à família natural no prazo de seis meses
• Prolongado, nos casos em que, sendo previsível o retorno à família natural, se verifiquem motivos relacionados com a criança ou o jovem que exijam um acolhimento de maior duração.
Qual a burocracia para conseguir o acolhimento em um lar familiar?
Tem idade mínima para entrar em um lar profissional?
Até que idade pode ficar em um lar profissional?
Quais os tipos de acolhimento que existem?
...