Analise Comparativa de Portugues
Por: gabifreirew • 13/2/2023 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 77 Visualizações
O romance de Tristão e Isolda nos conta a história do cavaleiro Tristão e da rainha Isolda, que, por terem bebido acidentalmente uma poção mágica, o lovendrinc, se apaixonam perdidamente um pelo outro. Conta também do marido de Isolda e tio de Tristão, o rei Marco, e daqueles que o ajudam a desmascarar os amantes e obter vingança. Essa é uma história trágica de amor que, por ser proibido, precisa vencer as diferenças sociais e políticas mas que apesar disto, continua vivo.
Os personagens não diferem muito do livro para o filme. Tristão por exemplo, é - tanto no livro quanto no filme - um rapaz muito corajoso, orgulhoso e determinado a lutar pelo que deseja. Também é um homem de palavras e honra muito pelo que promete sendo capaz até de deixar de lado - no início - o amor da sua vida para honrar a sua terra. Porém o jovem cavaleiro não consegue controlar muito bem os seus sentimentos. A diferença entre as obras sobre Tristão é mínima: na obra fílmica ele parece bem mais controlado, enquanto no livro ele demonstra um pouco mais de fraqueza.
Já Isolda, em ambas as obras, é uma mulher misteriosa e com um poder de convencimento excelente, apesar de que no livro, a loira só tem apenas 12 anos. Um fato curioso é que mesmo com tão pouca idade, Isolda se mostra uma mulher madura, não aparentando a idade que tem. A diferença quanto a Isolda também é bem pequena, dá a leve impressão que, no filme, Isolda tem bem mais atitude.
O rei Marcos é mostrado como bobo em dois sentidos. Primeiro no sentido de não ver o que está passando bem diante dos seus olhos: a traição de Isolda e Tristão. O segundo sentido, o segundo sentido que se aplica apenas à obra literária, é de que Marcos é bobo quando aceita a Isolda de volta depois que acaba o efeito da porção. Porém no livro, o Marcos se mostra bem mais rigoroso e cruel.
...