Analise de didática de língua inglesa
Por: Tatabem Moises • 4/4/2015 • Relatório de pesquisa • 454 Palavras (2 Páginas) • 680 Visualizações
Análise livro didático de língua Inglesa
IT FITS
O objetivo do trabalho é analisar o livro didático “IT FITS” 7ano, para o ensino de língua Inglesa, do ensino fundamental II, como recurso utilizado ao aluno e ao professor para suporte de ensino da língua Estrangeria moderna de Wilson Chequi editor de livros didáticos de Língua Inglesa, licenciado em Letras – Inglês / Português pela Faculdade da Zona Leste de São Paulo e mestre em Letras - Estudos Linguísticos e literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP).
O livro faz parte da coleção intitulada “IT FITS”, sendo o segundo de uma serie de quatro unidades, o mesmo está de acordo com o Programa Nacional do Livro Didático – PLND (2014, 2015, 2016), edição de 2012 SM, é iniciado com uma apresentação onde o autor expõe de forma sucinta sua expectativa em relação à unidade. Na sequência traz a estrutura da coleção apresentando seus tópicos. O livro possui 143 páginas e está dividido em oito unidades, sendo todo seu conteúdo em inglês.
O volume apresenta um amplo conteúdo com diversificados gêneros, tais como, artigos de jornal, histórias em quadrinhos, mapas, folhetos, HQ ARTIGOS, biografia, poema e Quiz, seguido do contexto gramatical, entre eles adverbio de frequência, verbos, preposições, pronomes demonstrativos. O livro possui um material de boa qualidade além de um CD de apoio com musicas e os áudios das atividades para a compreensão oral do leitor do qual é identificado através de ícones presentes na obra. Outro recurso utilizado é a presença de um robô, uma espécie de mascote presente no decorrer do livro, sempre com informações culturais, pronuncia e vocabulários um suporte de ajuda ao aluno. Todas as informações fornecidas pelo robô estão escritas em Língua Portuguesa, diferentemente do conteúdo presente no livro, pois, como citado acima, o mesmo possui toda sua escritura em Inglês.
O professor de língua inglesa da rede publica de ensino passa por várias dificuldades ao deparar com a realidade da disciplina em questão, no entanto o LD é uma ferramenta importante, porém, não substitui o trabalho do professor, mas auxilia no desenvolvimento das habilidades, tais como, ler, falar, escrever e ouvir. O livro como material pedagógico é funcional e contribui para a formação crítica e reflexiva do aluno como sugere a proposta do livro didático, porém, subtende-se que o aluno já tenha certo conhecimento do idioma mesmo que básico, tornando a leitura e compreensão do livro mais clara, assim, todo seu conteúdo serviria apenas como um reforço e apoio ao segundo idioma. E para o professor não seria diferente, alias o domínio da língua e do conteúdo é eficaz para um professor de língua estrangeira.
...