Analise do romance de jane eyre
Por: maya34 • 27/7/2017 • Resenha • 876 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno: Tamae Tanaka de Menezes
RA: 1430741
POLO CAPÃO REDONDO
SET/ 2016
Análise do romance Jane Eyre
Questão Discursiva.
- Os locais por onde Jane Eyre passou a trajetória e amadurecimento da personagem. Aponte os lugares e a importância de cada um deles na vida de Jane.
O romance de Jane Eyre é composto de cinco lugares distintos: o primeiro local é Gatehead, a casa que pertence a tia, na qual ela passa boa parte do da infância, após a morte da mãe. Lá ela sofre humilhações por parte da tia e de seus primos, especialmente de seu primo John. Jane tem uma característica forte e é uma pessoa honesta smpre em busca da felicidade e liberdade. Gateshead é o ponto de partida de sua jornada, Ela carrega consigo a sensção de não pertencer áquela família. Em Gateshead existia o quarto vermelho, onde Jane era colocada constantemente de castigo. Em uma dessas constantes vezes, ela tem a visão de seu tio, já falecido; e também desenvolve questões éticas que permearão para sempre em sua existência.
O segundo local é Lowood, que significa floresta baixa. Ela vai para essa escola enviada pela tia e lá continua sendo humilhada, agora pelo diretor da escola Mr. Brocklehust, que é um homem cruel e hipócrita que prega uma doutrina de privações, porém vive no luxo com o dinheiro que rouba da escola. Os alunos de Lowood sofrem humilhações e privações juntamente com Jane que descreve essa escola sendo um lugar frio e escuro. Ela tem o apoio de Maria Temple, que é uma professora amável e gentil que passa a ser um modelo feminino positivo. Helen Burns é sua melhor amiga, mas Jane rejeita o seu modelo de Cristianismo, que é submisso. Depois de seis anos como aluna de Lowwod, ela passa a lecionar por mais dois anos.
O terceiro local é Thornfield, que significa espinho, lugar difícil, aonde vai buscar novas perspectivas, onde passa a trabalhar como governanta e conhece Rochester, descobrindo depois que ele é seu patrão. Eles se apaixonam. Porém, ele esconde um segredo que ela só descobre no dia do casamento. Rochester é casado e sua mulher, que ficou louca, vive no sótão do casarão, fazendo barulho e aparições durante a noite e Jane julgava serem fantasmas. Logo após esse segredo ser revelado, Jane não aceita a proposta de Rochester, que a queria como sua amante, já que isso seria contra os seus princípios morais e decide abandoná-lo. Neste local, Jane encontrou tentações, mistérios e o grande amor de sua vida, mas decide partir.
O quarto local é Moors House, onde Jane chega debilitada e com pouco dinheiro e é acolhida numa casa que ela se quer imaginava seria de seus primos. Algo que ela ficou sabendo depois. Ela recebe uma herança de seu tio e decide dividi-la com os primos que a acolheu. John, seu primo, mesmo sem estar apaixonado por ela a pede em casamento, pois pretende seguir sua missão no cristianismo. Jane recusa o pedido, logo após ouvir a voz de Rochester chamá-la. Neste período ela já está mais amadurecida e então decide retornar a Thornfield onde descobre que a casa de Rochester pegou fogo e sua mulher faleceu no incêndio. Para salvar as pessoas da casa Rochester se arrisca e sofre vários ferimentos graves, perdendo a visão e uma das mãos. Jane vai ao seu encontro. Dessa vez, Jane passa por Thornfield apenas para ir definitivamente para o lugar que a acolheria.
...