TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antonio Candido de Mello e Souza - UNIP TG primeiro bimestre

Por:   •  30/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  1.550 Visualizações

Página 1 de 2

O professor Antonio Candido de Mello e Souza, muito respeitado nas principais universidades do país, é um estudioso da literatura brasileira e também estrangeira, também crítico literário e professor de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na universidade de São Paulo.

É professor-emérito da USP e da UNESP, e doutor honoris causa da Unicamp. (wikipedia)

Nascido em 1918 (atualmente com 97 anos) filho do médico Aristides Candido de Mello e Souza e de Clarisse Tolentino de Mello e Souza,

era interessado em literarura mitológia e folclórica alemã em sua infância, assim como o pai, o qual o influenciou por toda a vida.

Antonio Candido defende que a literatura deveria ser um direito de todos os cidadãos, deveria ser considerado um direito universal independetemente de classe social e grau de conhecimento dos leitores.

De acordo com ele a integração que a literatura proporciona ao homem é enriquecedora modificando nossa visão de mundo, melhorando o ser humano, resultando em enriquecimento próprio.

Em um mundo de compreensão tão difícil, com parâmetros em crise e necessitando de substituições, a literatura pode fundamentar um papel extraordinário, porém, papel esse que não é percebido, pois sua atuação no ensino se processa em larga escala no sub-consciente.

É extremamente importante para a sociedade assegurar a possibilidade de acesso aos bens materiais, mas tão importante quanto é assegurar a todos o acesso a todos os níveis de Literatura.

É erronêo pensar que existe uma forma literária específica para o pobre ou para o rico, todos deveríamos ter acesso a todos os textos literários existentes.

A leitura de um simples texto, pode expandir horizontes, modificando o modo de ser e de viver em grupo em todas as classes.

Seria de extrema brutalidade, privar o homem de ler, pois todas as manifestações do homem é transmitada pela língua a tornando uma necessidade básica e a literatura é um instrumento de comunicação cujo substância fundamental é a língua.

Algumas citações famosas mencionadas nos vídeos de referência pelo próprio Antonio Candido

"O homem entra na literatura, quando sai dela sai mais rico

e compreende melhor o mundo."

- Mahatma Gandhi

"As ciências acrescenta muito ao que o homem é, mas a literatura é o próprio homem."

- Napoleão Bonaparte

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Candido

https://www.youtube.com/watch?v=4cpNuVWQ44E

https://www.youtube.com/watch?v=0ygzd0gIyGg

https://www.youtube.com/watch?v=bonUMnPNXnw

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com