Análise De Livro Didático
Trabalho Universitário: Análise De Livro Didático. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: indyzita • 4/2/2014 • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 639 Visualizações
C. R. William, M.C. Thereza. “Português: Linguagens – 9º Ano”. Vol.1, Editora Saraiva, São Paulo, 2002.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médiol: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Análise do livro Didático
Parte 1
Escolha do documento:
A Razão pela qual escolhemos o PCN é que ele nos apresenta soluções teóricas-práticas aplicáveis à sala de aula. Apesar disso, tal documento é extremamente idealizado, trazendo-nos o dever de ser no processo educativo. Assim, sinteticamente entendemos que é necessário o uso “cidadão da língua”, trazendo perspectivas de cidadania, reflexão crítica e soluções qualitativas aplicáveis ao sistema de ensino privado.
Fundamentação teórica:
O PCN (por extenso) é por natureza um documento governamental político, jurídico e linguístico. Traz em suas entranhas uma concepção de ensino democrático, isto é, ideologicamente o sistema no Brasil, segue princípios democráticos, é o que percebemos no preâmbulo do PCN. Nele há menções de cidadania, de uma ideologia neoliberal e também uma importância científica, ou seja, a análise que o professor deve fazer do ensino criticante procurando estímulos e respostas para os quesitos educacionais.
O sistema Pedagógico a ser adotado nas escolas deve ser humanizado, isto é, deve-se valorizar o potencial humano do aluno e professor fazendo-os interagir de forma harmônica e dialogada, é um verdadeiro processo democrático do ensino. Humanizar significa trazer um senso de solidariedade e socialização no âmbito escolar nos processos de ensino-aprendizagem.
Público Alvo: Alunos do ensino médio
Prefácio: Não Possui
Informações sobre o autor
William Roberto Cereja
-Professor graduado em Português e Linguistica e licenciado em Português pela Universidade de São Paulo.
-Mestre em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo
-Professor da rede particular de ensino em São Paulo, capital.
Thereza Cochar Magalhães
-Professora graduada em Português e Francês e licenciada pela FFCL, de Araraquara, SP.
-Mestra em Estudos Literários pela Unesp de Araraquara, SP.
-Professora da rede pública de ensino em Araraquara, SP.
Volume: 1
Índice: 4 Unidades, 36 capítulos.
Cada capítulo consiste em título do texto e nome do autor, logo abaixo vocabulário, conversando sobre o texto, preparando a redação, redação, gramática e ortografia.
Material extra: Manual do Professor
Layout e Design do Livro:
A capa traz informações confusas e sem significados, porque há uma mistura de cores, letras dispersadas e um retrato de uma mulher não identificada. As ilustrações estão adequadas para a faixa etária e são contextualizadas.
Ideologia apresentada: Ao final do Livro Piaget – Visão Cognitivista.
A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e comprova que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas. Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os estágios na mesma sequência, porém o início e o termino de cada estágio sofre variações dadas às diferenças individuais de natureza biológica ou do meio ambiente em que o indivíduoestá inserido.
Piaget classifica como operações formais, isto é, o período formal as onde estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento, e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
A expectativa do livro é que o aluno aprenda a fazer referência a uma resposta particular, construídaatravés de uma experiência, obtida de forma ordenada (sistematizada) ou não. Já o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato. Sendo responsável, portanto pela formação do conhecimento.
Para Piaget, a aprendizagem se dá através dos processos de assimilação, acomodação e os esquemas.
Unidades do Livro, Relevância dos Assuntos e as Necessidades do Público Alvo:
O conteúdo do livro atende às expectativas, o vocabulário é abrangente em relação aos temas, exceto pela proposta da redação que é imponente, não dá liberdade para que o aluno exerça sua criatividade. O enunciado das questões é de grande complexidades para o público alvo.
Temas Apresentados:
Os temas apresentados são viáveis, uma vez que giram em torno de personagens desde clássicos medievais até bandas musicais contemporâneas como Legião Urbana (p.150).
Variedade e Apresentação:
O desenrolar do texto gira em torno de contextos juvenis, onde se fala sobre cultura, leitura de textos líricos, que abrangem os temas universais entre outros.
Conteúdos: Literatura, gramática e produção textual
A
...