Apartheid
Exames: Apartheid. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudianamarcia • 26/3/2015 • 351 Palavras (2 Páginas) • 695 Visualizações
4. Qual o lugar da mulher no conto? Analise a figura da mãe, da avó e das outras mulheres com quem fogem através do Parque Krueger.
A mulher nesse caso exerce o papel de líder da família, tomando decisões e protegendo as crianças, enfrentando seus próprios medos em busca do bem de todos, já que não conta mais com a proteção do marido que foi obrigado a participar da guerra.
5. Que lugar eles precisam cruzar? O que este lugar significa no nível simbólico?
Precisam cruzar o Parque Kruger, que era um parque de proteção ambiental. No nível simbólico, significa a separação das classes sociais, a proteção apenas para quem tem dinheiro para fazer esses safáris enquanto os moradores da região não podem nem ao menos visitar o Parque, e o único modo de serem aceitos é trabalhando como guias.
6. Considere a figura dos leões. O que significam no nível simbólico?
Os leões representam os opressores desse povo.
7. O que representa uma vida melhor neste novo lugar?
Saber que existem pessoas dando assistência básica necessária para que elespossam sobreviver, longe da fome e do medo que enfrentavam em sua aldeia.
8. Quem entrevista a narradora? O que ela pergunta? Qual a diferença entre a resposta da avó e o desejo da narradora? Esse desejo torna‐se realidade?
Provavelmente uma jornalista é quem entrevista a narradora. Ela pergunta sobre como será o retorno à aldeia de origem, porém quando a avó responde que não tem o desejo de voltar a menina se decepciona, pois imagina que voltando pode encontrar esperando por ela a mãe, o pai e o avô prontos para começarem a vida em família novamente. Mas o desejo da menina não se concretiza.
9. O que significa esta história para vocês? É possível relacionar a figura da narradora com a de outra personagem mulher de alguma das narrativas estudadas no curso?
A união da família, porque na história, depois das crianças perderem os pais, os avós vêm para cuidar deles e levá-los a um lugar seguro, onde encontrariam além de abrigo, assistência médica e alimentação que já não conseguiam porque a aldeia onde moravam fora destruída em decorrência da guerra.
...