Aquisição da Língua Inglesa no Brasil
Por: rodolfoaraujoo • 17/8/2016 • Projeto de pesquisa • 2.140 Palavras (9 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CENTRO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SAÚDE- CCTS- CAMPUS VIII
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
RODOLFO SOUSA DE ARAÚJO
AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA NA BASE DO ENSINO BRASILEIRO
ARARUNA-PB
2015
RODOLFO SOUSA DE ARAÚJO
AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA NA BASE DO ENSINO BRASILEIRO
Trabalho de avaliação da componente curricular Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica.
Orientador (a): Prof. José Mácio Ramalho Teódulo.
ARARUNA-PB
2015
SUMÁRIO
1. PROBLEMÁTICA 3
2. JUSTIFICATIVA 4
3. OBJETIVOS 5
3.1. OBJETIVOS GERAIS 5
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
5. METODOLOGIA 7
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1 - PROBLEMÁTICA
Com base no que se tem sobre a aquisição da língua inglesa no Brasil, e tomando as devidas precauções sobre o assunto, podemos ver uma gama de problemas a se abordar, desde o início e apresentação da língua para os estudantes até o completo domínio do idioma.
Com as discussões entre as mais diversas classes da sociedade, bem como a sociedade educadora e estudiosa do tema, temos que o ensino da língua inglesa no Brasil ainda é ineficaz e bastante falha, principalmente em toda sua metodologia.
Segundo o British Council, instituição do Reino Unido com finalidade de disseminar a língua Inglesa, apenas 5% da população brasileira domina e utiliza o idioma. Dentre a sua maior problemática, temos a importância do domínio do inglês, seja para assegurar um bom emprego ou para garantir possibilidades em um futuro fora do país.
Em um país, onde a própria língua padrão é mal utilizada e precariamente ensinada aos seus cidadãos é costumeiro de se encarar que sua população estudantil cresça e acomode-se quanto a aquisição de outras línguas, dentre elas a língua Inglesa. Já é comprovado a importância da língua Inglesa para o mundo, falando economicamente, mas nunca se esquecendo do acervo cultural que se adquire, quando tratamos de aprendizado.
Devemos reparar também, que o aprendizado da língua estrangeira deve ser norteado pelo seu momento histórico, segundo OLIVEIRA (2009): “Entre os séculos IX e XIX, época em que viajar era uma atividade extremamente difícil, pela falta de meio de transportes rápidos e confortáveis, o contato entre as culturas comumente se dava por meio dos textos literários. Nada mais natural, portanto, do que o ensino de línguas estrangeiras voltado para o desenvolvimento da competência de leitura dos estudantes”. (OLIVEIRA, 2009, p. 23). Se investigarmos o contexto histórico do brasileiro, vemos que mesmo com as inovações, a comunicação e utilização de outras línguas são indispensáveis para todos.
A maior problemática atualmente concentra-se na metodologia aplicada, visto que os alunos criam uma expectativa que acarreta em uma frustação e posterior bloqueio por parte do educando. Avaliando ainda sobre a metodologia, podemos salientar sobre a falta de incentivos com o aluno, levando ao descaso do aluno. Dentre essa pesquisa, a real pergunta gira em torno dos meios necessários para suprir a falta de aprendizado da língua Inglesa pelos jovens brasileiros e como apresenta-la desde cedo em sua base de ensino.
2 - JUSTIFICATIVA
Desde o inicio, encaramos a importância do conhecimento para o homem, avaliando a sua evolução e criação de ferramentas para auxiliá-lo no desenvolver da vida. Dentre elas, a linguagem. Com o passar dos anos e principalmente após contatos entre diferentes culturas, houve a necessidade da troca de conhecimentos, ferramentas, técnicas e finalmente, línguas. Necessárias para a comunicação entre nações.
Atualmente, principalmente encarando a atual conjuntura e momento histórico dos jovens, vemos que essa permuta ainda existe, por forma de intercâmbios, projetos econômicos, oportunidades na área de trabalho ou uma simples viagem. Concretizando ainda mais a necessidade da aquisição da língua inglesa.
Essa pesquisa fundamenta-se em avaliar o comprometimento da sociedade educadora com a aquisição da língua Inglesa na base do ensino brasileiro. Na infância os jovens são mais aptos e receptivos ao aprendizado da língua estrangeira, após os 10 anos iniciais de vida, vemos no decaimento do rendimento e interesse do aluno nesta área, reforçando ainda mais a necessidade da implementação do inglês desde a base do ensino, apresentando o Inglês juntamente com a língua mãe, facilitando assim o processo e mostrando uma saída para a maior problemática que abordamos neste projeto e pesquisa, a falta de interesse e o súbito desinteresse na língua inglesa.
A necessidade do aprendizado da língua inglesa no Brasil encontra suporte, principalmente no futuro acadêmico e econômico. Através do ensino de outras matérias e do domínio da língua inglesa, o candidato é facilmente contratado a suprir uma vaga de alto cargo, dentre as razões o domínio da língua.
Um dos principais fatores e incentivadores da criação deste projeto é avaliar as diferentes formas de aprendizado, encarando a diferença de habilidades de cada e aluno, procurando sempre encontrar formas de testar, adquirir e criar novas metodologias de ensino, garantindo a eficácia do aprendizado.
...