As Características do Romantismo Presente na Obra
Por: Yan Santos • 7/11/2018 • Projeto de pesquisa • 932 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
Colégio modelo Luis Eduardo Magalhães
Prosa romântica
(Encarnação)
Alagoinhas/BA
2018
Yan Santos Oliveira
Deildo Souza do Nascimento
Trabalho apresentado como registro parcial de
avaliação da disciplina de português ministrada
pela prof(a) Claudiana Araújo
Alagoinhas/Ba
2018
- Características do romantismo presente na obra
Uma das características do romantismo presentes é a combinação entre amor e morte, apesar do amor está ligada intimamente a morte, na época literária romântica também ligava – se á instituição do casamento.
O suicídio era visto no romantismo como o único meio capaz de purificar e enobrecer o ser humano. Na obra após Hermano se casar com Amália mesmo sem deixar de ter amando a primeira esposa ele sentia que tinha traído Julieta, logo ele tem a ideia de se suicidar – se, mas, o ato não foi concluído porque Amália o salva do suicídio que ela já desconfiava.
Encarnação é a característica principal da obra, Amália começou a se ligar a Julieta de forma muito estranha até assustadora, considerando Julieta sua irmã. Após o casamento Amália sentia que seu marido ainda sentida falta de sua primeira esposa Julieta, então ela procurou se parecer cada vez mais com a falecida esposa, ela ficou tão parecida com Julieta que ate Hermano se confundia se aquela que estava ali era mesmo Amália ou Julieta.
O fogo como elemento purificador, na obra o fogo entrou como fogo purificador que purificou o local onde Julieta o primeiro amor havia morado com ele, e assim reviver o amor de Hermano pela sua segunda esposa, Amália ela foi o amor que salva mas o fogo purificou aquele espaço para que o amor possa florescer das cinzas.
- Contexto histórico em que a obra foi escrita
A obra se passa em chácaras em São Clemente/RJ são duas residências vizinhas todas de alto padrão uma ocupada por três pessoas pai, mãe e filha e a outra por duas pessoas patrão e o criado.
- Romance urbano
Esses romances se caracterizam pelas intrigas amorosas e as desigualdades econômicas. O fim é invariavelmente feliz com o amor vencendo no final.
Trecho da obra que contém essas características:
Hermano apresentou-se ele próprio a Amália, como um admirador de sua bela voz que o tinha por muitas vezes arrebatado.
— Já me ouviu cantar? Aonde? perguntou Amália simulando ironicamente uma surpresa.
— Não me conhece então? interrogou o cavalheiro por sua vez, pousando no semblante da moça um olhar comovido.
— Se nunca o vi!... observou a moça com a mesma estranheza.
— Nunca? Ela cerrou as pálpebras corando; quando as ergueu de novo todo o segredo de sua alma estava nos seus olhos límpidos e no meigo sorriso que veio à flor dos lábios.
- Quais fatores ou pessoas influenciaram o autor da obra
A principal influencia do autor foi a corrente filosófica Patrística, que tinha como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo cientifico. Ou seja, buscava a racionalização da fé cristã.
Essa corrente explora o maniqueísmo, ceticismo e neoplatonismo, que explora temas como a: criação do mundo; ressurreição e encarnação(no caso da obra); corpo e alma; pecados; livre arbítrio e predestinação divina.
- Personagens principais e suas atuações na obra
Julieta – falecida esposa de Hermano, filha do coronel. Frequentava pouco a sociedade enquanto viva era muito feliz e apaixonada por Hermano teve um fim trágico.
Abreu – padrasto de Julieta era homem de confiança de Hermano que depois da morte de Julieta ajudou a Hermano a manter ela viva em sua memória.
...