As Dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos do Ensino Fundamental
Por: Reginaldo Pereira Silva • 15/1/2018 • Projeto de pesquisa • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 648 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT
CAMPUS ARAGUAÍNA
CURSO LETRAS/PORTUGUÊS E LITERATURA – PARFOR
ANA CÉLIA DA SILVA
REGINALDO PEREIRA SILVA
PROJETO DE PESQUISA
As dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos do Ensino Fundamental
ESPERANTINA - TO
2016/2
ANA CÉLIA DA SILVA
REGINALDO PEREIRA SILVA
PROJETO DE PESQUISA
As dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos do Ensino Fundamental
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Licenciatura em Letras / Português e Respectivas Literatura, da Universidade Federal do Tocantins, como pré-requisito para a obtenção parcial de nota na disciplina de Estágio Supervisionado l, de Letras/ Português e Literatura, sob a orientação da professora Vilma Nunes.
ARAGUAÍNA
2016/2
SUMÁRIO
1. PROBLEMATIZAÇÃO--------------------------------------------------------------------
2. INTRODUÇÃO. ---------------------------------------------------------------------------.
3. OBJETIVOS. ------------------------------------------------------------------------------
3.1 OBJETIVO GERAL------------------------------------------------------------------------
3;2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS-----------------------------------------------------------
4. JUSTIFICATIVA.-------------------------------------------------------------------------
5. METODOLOGIA.-------------------------------------------------------------------------
6. CRONOGRAMA---------------------------------------------------------------------------
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.---------------------------------------------------
Projeto de pesquisa
Introdução
A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências. Assim, a escola tem por obrigação desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os educandos capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade em que vivem. No entanto, não é esse o papel que a escola vem desempenhando ao longo dos tempos; fato comprovado pelo número considerável de alunos na turma de 8º/9º ano com deficiência de ensino aprendizagem, observado por nós no Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, no período de estágio.
O assunto desta pesquisa visa à compreensão das causas que determinam as dificuldades do educando no momento do ato de ler e escrever. Essas duas ações são essenciais, pois impõem, ao espírito, pensamentos que levam o leitor a adquirir uma visão crítica sobre variados assuntos, possibilitando a aquisição e a ampliação dos conhecimentos. Partindo desse pressuposto, vale ressaltar que leitura e escrita, além de trazerem em si informações, tornam possível a interação do indivíduo com o texto. Ler, portanto, significa compreender a mensagem que um determinado autor busca transmitir, e, para o leitor conseguir êxito, é preciso que ele tenha conhecimentos prévios acerca da temática abordada, uma vez que é a partir da leitura de mundo que conseguimos retirar a essência dos variados textos.
Objetivos
Objetivo Geral: Diagnosticar as causas e os problemas implicados na aquisição da leitura e da escrita apresentados pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental.
Objetivos Específicos:
- Identificar os problemas de leitura e de escrita apresentados pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental.
- Conhecer a prática pedagógica dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental.
- Fazer um levantamento socioeconômico das famílias das crianças com histórico de problemas de leitura e escrita.
- Conhecer os métodos de avaliação adotados pelos professores e pela unidade escolar.
Justificativa
De acordo com as observações feitas por nós, como complemento das aulas de estágio supervisionado do curso de Letras, na turma do 8º/9º ano no Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, no período de 15 de agosto a 29 de setembro, notamos que a maioria dos alunos do diurno (matutino/ vespertino), demonstrava dificuldades na escrita, na leitura, na interpretação e na produção textual. Diagnóstico esse que nos possibilitou uma reflexão sobre o problema, levando-nos à hipótese de que a razão das dificuldades de leitura e de produção escrita seria um bom motivo de investigação das causas que levam o aluno a chegar, a essas fases dos estudos, com essa deficiência. Contudo, o que leva tantos discentes, de diferentes meios, a conviverem com as mesmas dificuldades? O professor tem alguma participação no que diz respeito ao desinteresse dos alunos? A metodologia abordada nos planos de aula de leitura deve ser modificada? Essas inquietações constituem a linha de pensamento, sendo a nossa principal indagação a que segue: Quais são as causas que levam o aluno a chegar aos anos finais do ensino fundamental sem saber ler e escrever?
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que, quando estimulada de forma criativa, possibilitam a redescoberta do prazer de ler e de escrever, contribuindo para a utilização da escrita em contextos sociais que necessitam de formas psíquicas e linguísticas superiores, e para a inserção da criança no mundo letrado. Nessa perspectiva, as crianças estão passando de série sem adquirirem as habilidades necessárias em cada fase de estudo. Considerando essa realidade, resolvemos investigar as causas que estão levando os alunos aos fracassos escolares. De posse das causas, poderemos no futuro propor sugestões, visando a oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolverem suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor de sua própria história. Com esta pesquisa, pretendemos, num futuro bem próximo, acelerar o processo de letramento e alfabetização dos alunos que estão apresentando dificuldades de leitura e escrita. Sabemos que o atraso desses alunos decorre de outros fatores que muitas vezes inviabilizam seu aprendizado e seu desenvolvimento no grupo.
...