As Variações Linguísticas
Por: ilanaa_carvalho • 3/7/2021 • Trabalho acadêmico • 273 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SÍNTESE DO ARTIGO: A importância do conhecimento da variação linguística
A variação de linguagem é uma expressão usada para descrever como os indivíduos que compartilham a mesma língua têm maneiras diferentes de usá-la. Essa diversidade de escrita e fala é causada pela geografia, cultura social, tempo e contextualizações, e pode ser comprovada pela função cerebral dos usuários da linguagem e a interação entre eles. A importância das mudanças é que são elementos históricos que formam uma identidade e podem manter uma estrutura de poder.
No artigo é destacado o fato da linguística moderna priorizar a língua que é falada em relação a língua que é escrita, pois toda a sociedade conhecida possui a capacidade de fala, entretanto não possui a capacidade de escrita. Isso ocorre porque o ser humano a adquire naturalmente sem a necessidade de um treinamento contínuo e porque a língua falada é muito mais utilizada e atinge muito mais situações do que a escrita. Pode-se levar em consideração também que grande parte da população brasileira é formada por analfabetos ou semianalfabetos.
Existem variações linguísticas em diferentes grupos sociais, já que cada um criará sua forma de se comunicar. Fatores sociais que são importantes: sociedade rural, sociedade urbana, sexo (Isso porque as mulheres são consideradas linguisticamente mais conservadoras e mais sensíveis a norma culta), idade, escolaridade, classe socioeconômica, entre muitas outras.
Ao ponto de vista do autor, deve-se respeitar a forma como falante se comunica de acordo com sua formação cultural e histórica individual, pois o mais importante é a mensagem a ser passada, sendo importante a norma padrão em ambientes em que essa linguagem deve ser utilizada.
...