As Variações Linguísticas
Por: Laira Freitas • 8/11/2021 • Trabalho acadêmico • 280 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
Considerando as variações da língua em seus diversos contextos, tais como: geográfico, por idade, por grau de escolaridade etc., e as adequações do uso da língua, redija um pequeno texto dissertativo que contemple os seguintes tópicos:
- O conceito de Sociolinguística.
- A definição de variante linguística.
- A consideração ou não de uma variante linguística melhor do que quaisquer outras.
- A noção de preconceito linguístico.
- O fato de que a língua falada comporta (ou não) “erro” e, em caso positivo, em que situações isso é possível.
- A demonstração de como um professor pode lidar com o ensino de norma padrão e as variantes linguísticas em sala de aula.
***********************************************************************************
A Sociolinguística é o estudo entre a língua e a sociedade, dedica-se ao estudo das Variantes Linguísticas, que por sua vez são os modos específicos de comunicação, podendo ser dialetos, gírias, idiomas, dentre outros. Não existe maneira correta ou incorreta de variante linguística, pois variam de acordo com a cultura do indivíduo, da sua história, dependendo do grupo inserido. Cada indivíduo tem sua maneira de comunicar, o que muitas vezes causa preconceito linguístico, principalmente com as variantes mais informais, que geralmente são usadas pelas classes sociais menos favorecidas que tem menor acesso à educação formal da língua.
A língua falada comporta sim em certos casos o “erro” das variantes, como em conversas informais com amigos e familiares, podendo usar gírias e encurtar palavras. Não se deve usar a linguagem informal em reuniões de negócios, entrevistas de emprego, dentre outros.
O professor em sala de aula pode ensinar a norma padrão de maneira descontraída, sem exagerar na linguagem informal e nem na linguagem formal, os alunos devem aprender sem pressão, e sim com leveza e liberdade.
...