Atividade Diagnóstica para o 3º Ano do Ensino Médio
Por: AdrianaMSC • 5/9/2023 • Exam • 779 Palavras (4 Páginas) • 75 Visualizações
NOME: ______________________________________ Nº _____ [pic 1][pic 2][pic 3]
3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO Data: ____/____/____
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
PROFESSORA: ______________________________________
Atividade Diagnóstica
Para responder às questões de 1 a 5, analise a seguinte situação baseando-se no Novo Acordo Ortográfico.
Numa bela tarde, em seu Facebook, o jovem Belo Português publicou a seguinte mensagem ->[pic 4]
Imediatamente após a postagem, seus amigos começaram a comentar (veja os comentários na página seguinte):
[pic 5]
Analise os comentários dos amigos de Belo e selecione as opções corretas baseando-se em seus conhecimentos e nas regras do Acordo Ortográfico (se precisar, pode consultar/pesquisar sobre as regras).
1. Quando a PESSOA 3 comenta:
“... tenho alguns clientes de Portugal e, dependendo dos termos que usam, fica complicado de se fazer entender. ”
Esta reclamação referente às regras:
( ) Faz sentido porque, a partir do Novo Acordo Ortográfico, os oito países que possuem o português como língua oficial terão que igualar completamente seus modos de escrever e de falar.
( ) Não faz sentido porque, no Novo Acordo Ortográfico, só há mudanças na maneira de escrever; se não entendemos as gírias de outros países, é por uma questão cultural e o nova ortografia não tem nada a ver com isto.
2. Quando o Belo Português comentou:
“...que deceção (escrevi assim porque o ‘P mudo’ agora é facultativo!)”, a PESSOA 4 o corrigiu e informou que essa regra do “P mudo” só afetou Portugal, porque lá as pessoas escreviam de um jeito e pronunciavam de outro. Quem tem razão?
( ) A PESSOA 4 tem razão porque no Brasil, não aconteceu nenhuma mudança na escrita das palavras com letras mudas.
( ) O Belo Português tem razão porque depois no Novo Acordo Ortográfico, o “P mudo” é facultativo em todos os países, ou seja, usamos se quisermos, então há duas opções de escrita: “deceção” ou “decepção”.
3. Quando a PESSOA 5 afirma:
"Eu nem sei se está na reforma ortográfica, mas meu maior desgosto é escrever muçarela com 'Ç'! É muito mais bonito com 'SS'”.
A PESSOA 6, logo escreve:
"Pizza de muçarela!? Entrei na página sem opinião formada sobre a reforma, mas agora, eu odeio também”.
Neste caso, o desgosto e o ódio das duas pessoas:
( ) Não tem cabimento. Porque de acordo com os dicionários e com a Academia Brasileira de Letras, sempre existiram somente estas duas formas de escrita: MOZARELA ou MUÇARELA; não foi o acordo que as mudou, nós é que, popularmente, escrevemos a grafia errada.
( ) Tem cabimento. Porque, depois do Novo Acordo Ortográfico, muitas palavras mudaram sua maneira de serem escritas. Por exemplo, a palavra MUÇARELA que antes se escrevia MUSSARELA e a palavra EXCEÇÃO que antes se escrevia EXCESSÃO.
4. A PESSOA 7 comentou que chegou no Brasil em 2009 e por isso, terá que reaprender a escrever algumas palavras, como, por exemplo: ODEIO, MATERIA, HORARIO, IDEIA; porque agora, todas elas, se escrevem sem acento.
...