FORMAÇÃO TEÓRICO-TÉCNICA PARA O PROCESSO DE HABILITAÇÃO COMO ATIVIDADE EXTRACURRICULAR NO ENSINO MÉDIO E SUA IMPLEMENTAÇÃO
Por: Aristidesfs • 21/3/2017 • Monografia • 7.752 Palavras (32 Páginas) • 432 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA
SARA TAÍSA MOREIRA LEITE
FORMAÇÃO TEÓRICO-TÉCNICA PARA O PROCESSO DE HABILITAÇÃO COMO ATIVIDADE EXTRACURRICULAR NO ENSINO MÉDIO E SUA IMPLEMENTAÇÃO
BELO HORIZONTE – MG
2016
SARA TAÍSA MOREIRA LEITE
FORMAÇÃO TEÓRICO-TÉCNICA PARA O PROCESSO DE HABILITAÇÃO COMO ATIVIDADE EXTRACURRICULAR NO ENSINO MÉDIO E SUA IMPLEMENTAÇÃO
Monografia apresentada como pré-requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicologia do Trânsito junto ao Centro Universitário de Caratinga.
Orientadora: Carolina Caram
BELO HORIZONTE – MG
2016
DEDICATÓRIA
Este trabalho é dedicado às pessoas que sempre estiveram ao meu lado pelos caminhos da vida, me acompanhando, apoiando e principalmente acreditando em mim: Minha mãe, meu irmão. Dedico também às pessoas que cumpriram seu caminhar e sempre foram e serão exemplos de caráter e dignidade, sempre presentes na minha vida: Minha avó Maria Leite e meu pai Samuel Moreira (em nossos corações).
“Mainha, sinto tanta sua falta, queria dividir todas as minhas vitórias ao seu lado”
“Pai, tenho certeza que a cada conquista sentir-se ia muito orgulhoso”
AGRADECIMENTOS
Ao concluir este SONHO, lembro-me de muitas pessoas a quem ressalto reconhecimento, pois, esta conquista concretiza-se com a contribuição de cada uma delas, seja direta ou indiretamente. No decorrer dos dias, vocês colocaram uma pitada de amor e esperança para que neste momento findasse essa etapa tão significante para mim. Em primeiro lugar agradeço a Deus, pelo dom da vida, pelo amor infinito e bondade, sem Ele nada sou. Mesmo sem merecer, Deus me presenteia a cada novo amanhecer. Hoje sim Psicóloga Especialista em Trânsito, mais uma etapa que se finda com orgulho. Agradeço a minha mãe Jussara e meu irmão Igor pelo incentivo, amor, pelos valores e por estar sempre presente. A minha avó e pai pelo exemplo de simplicidade e honestidade. A Roziane pelo suporte, pelo compartilhamento do saber. À Jane Cláudia Saborido donde tudo começou, ao despertar em mim o amor pelos testes e pela oportunidade e confiança a mim depositadas durante o exercício de minha profissão. A todos os meus colegas da Pós Graduar, especialmente a Denise, minha “psicóloga” de plantão, pessoa com quem dividi as estadias em Belo Horizonte, pela companhia, descontração, pela atenção e hoje pela verdadeira amizade que mesmo à distância sempre se faz presente. A todos os meus professores, que souberam com discernimento compartilhar seus ensinamentos, a Douglas Alves pela atenção, empenho, educação e solidariedade para com o outro. A minha professora orientadora Carolina Caram, pela orientação segura e competente, seu estímulo constante e testemunho de seriedade, permitiram-me concretizar este estudo. Agradeço também pela compreensão de meus limites e ousadias, auxiliando-me com sua imensa sabedoria de forma imprescindível para a elaboração deste trabalho. Foram valiosas suas contribuições para o meu crescimento intelectual e pessoal. Agradeço a meu pastor Ulisses por todas as orações e direcionamento. Obrigada a todos que, mesmo não estando citados, contribuíram para a conclusão desta etapa.
“Que todo o meu ser louve ao Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos!”
Salmos 103:2.
EPÍGRADE
“Precisamos contribuir para criar a escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida”
(Paulo Freire)
RESUMO
Considerando que a educação para jovens no ensino médio contribui para eficiência no processo ensino-aprendizagem, este estudo teve como principal objetivo propor a implementação a formação teórico-técnica para o processo de habilitação como atividade extracurricular. A escola constitui-se importante ferramenta para transformar e potencializar o desenvolvimento de valores e atitudes, construindo assim um transito mais seguro fazendo-se necessária a implementação em todas as séries do ensino médio, atentados a Resolução Nº 265, de 14 de Dezembro de 2007/CONTRAN. Como critérios de busca utilizaram-se os seguintes descritores: Educação; Trânsito e Ensino Médio. A amostra consistiu de textos publicados no período entre 1983 a 2015. A metodologia se baseou na pesquisa descritiva e bibliográfica, pertinentes ao tema proposto. A análise dos dados aponta a importância da educação no trânsito na formação dos cidadãos em todos os sentidos da vida social, como meio preventivo e de conscientização e preparação do adolescente, como um futuro motorista, servindo ainda como um fator benéfico, visto que a carga horária é maior que a atualmente utilizada nos centros de formação de condutores, podendo assim ter uma melhor preparação, momentos que levam o aluno a uma reflexão sobre seu papel enquanto cidadão, levando-os a se tornarem mais conscientes, críticos e participativos para atuarem na sociedade no exercício da cidadania.
Palavras-chave: Educação; Trânsito e Ensino médio.
ABSTRACT
Considering that education for young people in high school contributes to efficiency in the teaching-learning process, this study aimed to propose to implement the theoretical and technical training for the qualification process as an extracurricular activity. The school is an important tool to transform and enhance the development of values and attitudes, thus building a safer traffic making should be implemented in all high school grades, attacks on Resolution nº. 265 of 14 December 2007 / CONTRAN. As search criteria we used the following descriptors: education; Transit and high school. The sample consisted of texts published between 1983 and 2015. The methodology was based on descriptive research and literature, relevant to the theme. Data analysis points to the importance of traffic education in the training of citizens in all senses of social life, as a preventive means and awareness and adolescent preparation, as a future driver, serving also as a beneficial factor, since the load time is greater than the currently used in driver training centers, thus being able to have a better preparation, moments that lead students to reflect on their role as citizens, causing them to become more aware, critical and participatory to work in society in the exercise of citizenship.
...