CARACTERÍSTICA DA OBSERVAÇÃO DE UM ADOLESCENTE
Trabalho Escolar: CARACTERÍSTICA DA OBSERVAÇÃO DE UM ADOLESCENTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rangelct • 10/10/2013 • 687 Palavras (3 Páginas) • 1.187 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa, como o tema o púbere e o adolescente – tem como objetivo fazer uma abordagem do desenvolvimento do seu ser como um todo, seja no lado pessoal, social, físico ou mental, enfatizando principalmente seu comportamento durante esta fase. Os encaminhamentos da forma de educar em nossas escolas tem acontecido da forma de educar em nossas escolas tem acontecido de forma difusa, principalmente por falta de um maior conhecimento, por parte dos educadores envolvidos, das etapas de evolução da criança e do adolescente.
DESENVOLVIMENTO
A PUBERDADE
A puberdade tem um aspecto biológico e universal, caracterizada que é pelas modificações visíveis, como por exemplo, o crescimento de pêlos pubianos, auxiliares ou torácicos, o aumento da massa corporal, desenvolvimento das mamas, evolução do pênis, menstruação, etc. Estas mudanças físicas costumam caracterizar a puberdade, que neste caso seria um ato biológico ou da natureza. Crianças e adolescentes já não são mais os mesmos. Eles participam do mundo dos adultos e se transformam os novos convidados da realidade orgástica do consumo e dos prazeres.
OBSERVAÇÃO DE UM PÚBERE
Este adolescente que observei é um jovem de 16 anos, natural de Maceió, cursa o 1º ano do ensino médio, é o segundo filho do casal, portanto, filho único, pois tem uma irmã, sendo ele o mais novo, o que sempre observei neste jovem é um comportamento, bem diferente dos jovens da idade dele, eu o conheço desde pequeno e sempre vi ele ainda na fase pré adolescente, mas sempre muito caseiro, frequentando a Igreja, calmo, não o vejo sair de casa para participar de baladas, é muito ligado aos pais, principalmente a mãe, ajuda no serviço de casa, tem um comportamento que deixa feliz toda a família, segundo sua mãe ele é bastante religioso. Ela diz que ele sempre gostou muito de freqüentar a Igreja, seus pais são separados, sua mãe é muito religiosa e isso ajudou na decisão dele pela Igreja.
Acho bastante louvável o comportamento deste jovem, pois sempre o vejo indo para a escola e para a igreja. Estuda em escola particular, seu pai é quem paga seus estudos, ele é trabalhador autônomo e sua mãe é funcionária pública municipal, são meus vizinhos e meus primos, ele e o pai dele. Ele mora com sua mãe, sua irmã e seu pai mora com o avô dele na mesma cidade. Ele é um jovem feliz, muito unido tanto com sua mãe quanto com seu pai mesmo sendo ambos separados, ele soube conciliar um bom relacionamento com os dois.
ADOLESCÊNCIA
A adolescência por sua vez, é uma atitude cultural. A adolescência é uma atitude ou postura do ser humano durante uma fase de seu desenvolvimento, que deve refletir as expectativas da sociedade sobre as características deste grupo. A adolescência, portanto, é um papel social. E esse papel social de adolescente, parece sempre ter sido simultâneo à puberdade. Atualmente temos visto, cada vez mais precocemente, crianças que assumem o papel social de adultos. E dando asas à imaginação, parece, salvo melhor juízo, que essa adolescência precoce tem arrastado consigo a puberdade precoce, principalmente a feminina, com meninas de 9 – 10 anos menstruando e desenvolvendo seios.
...