CLUBE DA REDAÇÃO: UM NOVO OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TEXTOS
Por: Vanessa Silverio • 11/9/2016 • Projeto de pesquisa • 816 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE VALE DO JAGUARIBE – FVJ
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
VANESSA SILVÉRIO DA SILVA
CLUBE DA REDAÇÃO: UM NOVO OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TEXTOS
ARACATI
2016
VANESSA SILVÉRIO DA SILVA
CLUBE DA REDAÇÃO: UM NOVO OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TEXTOS
Projeto de Estágio apresentado como requisito parcial de aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado IV, no Curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ.
Orientador: Prof. MS. Renildo Franco
[pic 2]
ARACATI
2016
Nome do projeto: Clube da Redação: Um novo olhar para construção de textos
Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Professor Orientador: Renildo Franco da Silva
Proponente: Vanessa Silvério da Silva
Curso: Letras
Período: 5°
Email: vanessasilverio19@gmail.com
Telefone: (88) 9997-4937
INTRODUÇÃO
Sabemos que a escola, possui uma importância exacerbada para a formação de qualquer pessoa, atuando em toda a faixa etária, desde a criança até adultos, pois à aprendizagem é algo inacabável. Porque além de ser um lugar onde a transmissão do conhecimento é algo notório, devemos considerá-la um lar, devido a grande troca de experiências, ideias e até de situações pessoais.
Sendo assim, a escola traz consigo a grande missão de uma nação, de formar e transformar: crianças, jovens e adultos. Dessa forma, o projeto focará no público jovem, estudantes do nível médio, na tentativa de desenvolver habilidades de argumentação, escrita, análise linguística e redação.
JUSTIFICATIVA
Devido às experiências vivenciadas em sala, através de estágios, projetos e interações, foi diagnosticada a necessidade dos estudantes do Ensino Médio possuírem aulas ou projetos voltados para a capacitação do texto dissertativo-argumentativo, pois sabe-se que é a tipologia textual exigida em diversos vestibulares, ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio) e concursos.
A importância desse tipo de texto é extrema, pois além de poder ajudá-los a estruturar suas opiniões, desenvolve também habilidades de analisar temas de diversos tipos, a forma um pensamento crítico fundamentado e principalmente contribuir para a execução da língua na sociedade. Como afirma Cunha e Cintra (2013, p. 1):
Língua é um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. Expressão da consciência de uma coletividade, a Língua é o meio por que ele a concebe o mundo que a cerca e sobre ele age. Utilização social da faculdade da linguagem, criação da sociedade, não pode ser imutável; ao contrário, tem de viver em perpétua evolução, paralela à do organismo social que a criou.
Vale ressaltar que é necessário fazer com que os estudantes se interessem pelo conteúdo abordado, buscando desenvolver estratégias e fazer com que o trabalho seja executado de maneira didática.
DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Quais os fatores que levam estudantes do Ensino Médio, não possuírem capacidade de produzir textos dissertativo-argumentativo?
REVISÃO DA LITERATURA
Pois devido às experiências e observações de estágios/projetos realizados ao longo do processo de capacitação docente, foi diagnosticado a ausência das competências exigidas em textos de cunho dissertativo-argumentativo. Sobre a dificuldade de entenderem sobre esse conteúdo Pacífico (2002, p. 167) considera que:
[...] criar o efeito-autor no texto argumentativo deve ser mais complicado do que nos textos narrativos e descritivos, porque, no texto argumentativo, a “deformação” do real envolve uma “multiplicidade” (usando o termo Calvino, 1990) de conhecimentos, entendendo multiplicidade como uma rede de conexões entre os fatos, entre as pessoas, entre as coisas e o mundo. E do que temos visto, podemos, afirmar que o sujeito não tem acesso a esta “multiplicidade” de conhecimentos, não tem acesso ao arquivo, conforme discutimos, pois o conhecimento sobre o referente chega ao sujeito (aluno) pela visão que o professor tem do objeto.
...