Como Saussure concebe as noções de língua e fala?
Por: Monica Lemos • 2/4/2021 • Dissertação • 314 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
Como Saussure concebe as noções de língua e fala?
Escreva um breve comentário no qual exponha o contraponto com suas próprias palavras, sublinhando a relevância desta distinção para a definição do objeto da Linguística.
Sabemos que a Linguística é a ciência que estuda a linguagem humana em todos seus aspectos atuais, assim como sua evolução ao longo do tempo e apresenta diferentes abordagens teóricas que se diferenciam no modo de compreender o fenômeno da linguagem.
Na concepção de Saussure, a língua e fala fazem parte de uma linguagem do mesmo fenômeno linguístico. Enquanto a língua se refere ao lado social e sistemático da linguagem, a fala refere-se ao lado individual, de caráter não social e assistemático. No entanto, a língua pode ser estudada em uma visão unidisciplinar, sem levar em conta o falante dessa língua, já a fala, é impossível ser estudada de forma sistemática devido a sua variação.
Diante disso é que Saussure propôs que a língua fosse estudada enquanto sistema, ou seja, o foco é o conjunto de regras e não da língua em uso. De toda forma é importante ressaltar que uma só se define em função da outra.
A exemplo disso, se eu ouvir alguém falando grego, que é uma língua da qual desconheço, mesmo que eu perceba os sons, ficarei alheia aos fatos sociais e ao que a mantém viva. Vale ressaltar que , inclusive, uma das primeiras observações de Saussure é a de que a língua não pode ser reduzida ao som (aquilo que é percebido pelos ouvidos) e que o som é somente o meio que ela se realiza.
Então, podemos concluir que Saussure entendeu que as pessoas mesmo tendo falas diferentes (EX: “nóis vai” e “nós vamos”), pertenciam a uma mesma comunidade linguística, pois conseguiam se comunicar usando uma mesma língua, ou seja, tinham domínio dos elementos e das regras que a organizam, portanto, dominavam o mesmo sistema linguístico.
...