DIFICULDADE SINTÁTICA ACERCA DA CONCORDÂNCIA DO VERBO HAVER E SUA IMPESSOALIDADE
Por: Amanda Silva • 17/10/2019 • Artigo • 3.350 Palavras (14 Páginas) • 194 Visualizações
FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ – FAJESU
WELLINGTON DA SILVA
A DIFICULDADE SINTÁTICA ACERCA DA CONCORDÂNCIA DO VERBO HAVER E SUA IMPESSOALIDADE.
Taguatinga-DF
Julho /2013
FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ – FAJESU
WELLINGTON DA SILVA
A DIFICULDADE SINTÁTICA ACERCA DA CONCORDÂNCIA DO VERBO HAVER E SUA IMPESSOALIDADE.
Artigo apresentado ao Curso de Letras da Faculdade Jesus Maria José (FAJESU), como trabalho de Conclusão de Curso, requisito parcial para obtenção do grau de licenciatura em Letras-Português, sob orientação do professor Me. Rodrigo Albuquerque de Miranda.
Taguatinga-DF
Julho /2013
FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ – FAJESU
Coordenação do Curso de Letras (COLET)
Portaria de Reconhecimento MEC nº 3683 de 12/11/2001.
TERMO DE APROVAÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pelo estudante Wellington da Silva, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Letras Português, defendido e aprovado em Julho de 2013, por banca constituída pelos professores:
____________________________________________
Professor Mestre Rodrigo Albuquerque Miranda
Orientador
____________________________________________
Professor Especialista Carlos Germano Wachholz.
Arguidor
Taguatinga-DF
Julho/2013
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho de conclusão de curso à Deus, que me deu força e sabedoria para seguir em frente mesmo diante de tantas atribulações. A minha esposa, sempre companheira e amiga. Aos meus pais, pessoas fundamentais para o meu crescimento acadêmico e pessoal.
AGRADECIMENTOS
Agradeço à Deus por iluminar minha caminhada e não me deixar fraquejar. A minha esposa, sempre compreensiva e companheira, dando palavras de conforto e incentivo. Aos meus pais, seres abençoados por Deus que em momento algum permitiram que eu deixasse minha caminhada. Aos meus amigos e colegas que estavam por perto durante a realização dos trabalhos em equipe. Aos professores, dedicados que sempre buscaram nos mostrar o caminho certo a seguir. A todos, muito obrigado.
A DIFICULDADE SINTÁTICA A CERCA DA CONCORDÂNCIA DO VERBO HAVER E SUA IMPESSOALIDADE.
Resumo
Com o objetivo de analisar as dificuldades sintáticas a cerca da concordância do verbo Haver e sua impessoalidade, desenvolveu-se este artigo acadêmico. O verbo haver pode ter significados diferentes a depender de sua aplicabilidade, quando usado na impessoalidade ele pode expressar o sentido de existir, muitas vezes os alunos têm dificuldades em utilizar esse verbo, fazendo confusão e usando-o indevidamente, por fim buscou-se verificar a dificuldade de sua aplicabilidade por alunos do 1º ano do ensino médio.
Palavras-chave: Gramática, Impessoalidade, Semântica, Haver.
- Introdução
O verbo haver quando utilizado na forma impessoal pode expressar o sentido de existir, podendo causar confusão entre os alunos durante a produção textual, e por isso muitas vezes ele é empregado de forma incorreta.
O domínio da norma culta da língua é quesito fundamental para que o indivíduo seja capaz de produzir textos claros. Além disso, é necessário que ele seja capaz de conhecer e aplicar os conceitos de sentido das palavras. Sabe-se que a língua portuguesa é rica em sentidos e significados e os verbos não fogem a essa característica.
É importante que o professor seja capaz de mostrar ao aluno como utilizar, na prática, as normas cultas da língua. Deve ainda apresentar a eles o conteúdo de forma de maneira prática e contextualizada, assim o estudante irá perceber a importância de tantas regras existentes na concordância verbal.
Assim, pretende-se verificar por que os alunos encontram dificuldades em dominar a aplicabilidade da concordância do verbo haver. O presente estudo justificava-se pelo fato dos alunos não dominarem e muitas vezes desconhecerem que, em um todo oracional, as palavras relacionam-se entre si para que haja significação, isto é, as palavras são interdependentes, e que a essa relação de complementação entre as palavras, dá-se o nome de regência. Neste processo, a palavra que depende é chamada de regida ou termo regido, e o termo a que se subordina, regente. Este artigo pretende abordar a regência dos verbos haver e existir.
- Seção Metodológica
O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Relacionado a pesquisa bibliográfica, será realizada pesquisa a cerca das ponderações realizados pelos estudiosos da área, utilizando gramáticas e livros voltados para o tema.
A pesquisa de campo foi voltado para aula expositiva realizada durante o estágio com alunos do ensino médio, realizada em 3 etapas. Na primeira etapa apresentou-se uma aula temática e solicitou-se aos alunos que realizaram uma atividade com a aplicação do verbo haver. A segunda etapa constituiu-se no diagnóstico das dificuldades encontradas pelos alunos sobre o uso do verbo haver. A terceira etapa do trabalho consistiu então, em um diagnóstico sobre a absorção e compreensão da importância e da utilização correta do verbo haver na produção dos textos elaborados pelos alunos. Desta forma foi possível constatar as dificuldades e apresentar possíveis causas e soluções.
Objetivou-se assim conhecer e utilizar corretamente os verbos que regem o sistema linguístico, em atividades de textualização e analisar a dificuldade dos alunos em entender a concordância do verbo haver na forma impessoal.
A análise de dados teve como base as afirmações de autores estudiosos sobre o tema, utilizadas no referencial teórico. Entre esses teóricos estão: Bechara (2009); Lapa (1998), Rocha Lima (2000); Azeredo (2010) e também artigos e periódicos presentes em sites como: Scielo e Google Acadêmico.
...