Desafio profissional 1º semestre letras
Por: Evandro Cunha • 20/11/2017 • Artigo • 2.349 Palavras (10 Páginas) • 442 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO Sorocaba Zona Norte
CURSO: Letras – Licenciatura em língua portuguesa e língua inglesa
Disciplinas norteadoras: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
OCIMAR EVANDRO GARCIA DA CUNHA
5392798244
CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA
NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Silvana Maria Batista / Milena Farias Mendes
SOROCABA – SÃO PAULO
21/05/2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------3
JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------------------------5
OBJETIVOS --------------------------------------------------------------------------6
METODOLOGIA---------------------------------------------------------------------7
CRONOGRAMA---------------------------------------------------------------------9
AVALIAÇÃO------------------------------------------------------------------------10
REFERÊNCIAS----------------------------------------------------------------------11
INTRODUÇÃO
Projeto multidisciplinar para o ano letivo de 2016 do Colégio do Futuro, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para o mercado de trabalho, e o desenvolvimento do pensamento crítico-criativo dos jovens do ensino médio, visando leva-los a refletir sobre seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como o seu compromisso como parte do organismo chamado sociedade.
Escola:
A Escola do Futuro, é uma escola estadual que oferece os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, situada na região urbana da cidade com 880 alunos regularmente matriculados para o ano letivo de 2016, sendo 480 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental distribuídos turmas no período matutino e da tarde, e 400 alunos do Ensino Médio distribuídos. A Escola do futuro conta com dez salas de aula com capacidade para até 50 alunos, além de um laboratório de informática equipado com 25 computadores de mesa com acesso à internet, laboratório de ciências com capacidade para até 30 alunos, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, banheiros masculino e feminino, ambos adaptados para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, porém, nem todas as áreas do prédio são adaptadas para este público.
Corpo docente do ensino médio:
A escola do futuro conta com um total de 31 professores, sendo 10 do Ensino Fundamental e 21 do Ensino Médio dos quais 16 são mulheres. Dos professores do Ensino Médio 9 estão há mais de cinco anos trabalhando na Escola do Futuro, nove professores estão há dois anos no colégio e três dos professores estão iniciando este ano. Sete dos professores do Ensino médio lecionam em até dois períodos no Colégio do Futuro, a escola conta com três professores especializados em Matemática, dois em língua portuguesa e inglesa, dois em física, três em química, dois professores têm formação em biologia, dois em história e três em geografia, dois professores lecionam artes e dois são formados em educação física. Os 400 alunos do Ensino Médio estão distribuídos em 3 turmas no período da manhã, 3 no período da tarde e quatro turmas no período noturno, sendo no período matutino a sala com maior número de alunos com um total de 45 matriculados, e no período noturno a menor sala, com 37 alunos.
Corpo discente do ensino médio:
A Escola do Futuro está localizado em um bairro de classe média da cidade, pelo menos 65% dos pais de alunos concluíram o Ensino Médio, 14% têm formação superior e apenas 14% dos pais não concluíram o Ensino Fundamental. Dos 400 alunos matriculados para o ano letivo de 2016, 43 já repetiram de ano entre os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. Durante o ano letivo de 2015, 17 alunos abandonaram a escola. Dos alunos matriculados no Ensino Médio, noventa realizam atividades remuneradas entre estágio e trabalho regular, sendo a maioria deles matriculados no período noturno, do número total de alunos matriculados apenas 45 deles estão cursando algum tipo de curso técnico em paralelo ao ensino médio
JUSTIFICATIVA
A partir da análise do contexto social, econômico e cultural da sociedade em que o colégio do futuro está inserido, alunos, pais, familiares e tutores, percebeu-se alguns fatores preocupantes:
- Elevado índice de estudantes que não prosseguem com os estudos após a conclusão do Ensino Médio. Dentre os principais fatores que contribuem para essa desistência de se aprofundar em alguma área de conhecimento estão: a falta de um planejamento profissional e metas a serem alcançadas; a falta de planejamento familiar também tem afastado os jovens do ensino superior, pois os mesmo tem formado família prematuramente ou sem planejamento, não sobrando tempo para investir em sua carreira profissional e estudantil; falta de planejamento econômico, investindo seus rendimentos em bens de consumo não reservando parte da renda para investir em sua própria formação profissional;
- Baixo número de estudantes que frequentam curso técnico, profissionalizante ou de idiomas em paralelo ao Ensino Médio. Percebe-se um percentual baixo de estudantes que têm buscado alguma capacitação profissional durante os anos finais de sua jornada escolar, fator que pode fazer grande diferença no ingresso do mercado de trabalho, habilitando o estudante a entrar de forma mais objetiva no meio profissional, com melhores condições de dar prosseguimento na construção de sua carreira profissional;
- Alto percentual de alunos que repetem de ano e/ou abandonam os estudos antes da conclusão do ensino médio;
- E falta de interesse e informação sobre o mercado de trabalho, sendo que a maioria dos alunos matriculados no ensino médio não sabem ainda qual profissão seguir, não têm um plano definido de onde querem chegar profissionalmente e nem sabe qual caminho percorrer para alcançar seus objetivos.
Tendo em vista os fatores apresentados a cima, sentiu-se o peso que recaí sobre a escola de não somente alfabetizar o aluno, mas provocá-lo a pensar de forma crítica sobre a sociedade em que está inserido bem como a fazer uma auto avaliação sobre si mesmo e sua responsabilidade como parte da sociedade, incentivando-o a fazer uma leitura do mundo e contexto em que está inserido, suas necessidades e carências, sendo desafiado a agir como agente transformador, a pensar de forma criativa e inovadora, buscando soluções que venham a beneficiar ao próximo e a si mesmo, estimulando-o a prosseguir na busca do conhecimento, a traçar metas e objetivos a serem alcançados e fornecer as diretrizes necessárias para que o aluno aprenda a avaliar situações, identificar problemas e buscar a solução para os mesmos.
...