TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Sobre o Personagem Simão Bacamarte e o Positivismo em "O Alienista" de Machado de Assis

Por:   •  21/5/2019  •  Ensaio  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1] COMPLEXO EDUCACIONAL FMU

                   Letras – 00525I07

Análise da visão de Machado de Assis sobre o Positivismo através de Simão Bacamarte

São Paulo – 2019

[pic 2]  COMPLEXO EDUCACIONAL FMU

Letras – 00525I07

Análise da visão de Machado de Assis sobre o Positivismo através de Simão Bacamarte

ALUNOS: Evelin Pimentel Gomes RA: 1612516

Trabalho apresentado para

Avaliação Continuada na

disciplina Literatura Brasileira,

do curso de Letras, turno noturno,

da FMU campus Liberdade

 ministrado pela Profa.

Isabel Moliterno.

São Paulo – 2019

O Alienista é um conto de Machado de Assis que foi publicado em 1882. Trata-se da história do Dr. Simão Bacamarte e do estudo da loucura que ele empreendeu em um lugar fictício chamado Itaguaí. Neste trabalho será analisado como Machado ironiza e critica os pressupostos positivistas da ciência brasileira do século XIX, e da psiquiatria higienista, através do personagem Simão Bacamarte.

Segundo o positivismo, o progresso de uma sociedade se dá por vias da submissão às regras elaboradas por indivíduos seletos os quais contêm uma verdade científica absoluta que jamais deve ser questionada, como representação disso neste conto, temos Bacamarte representando o indivíduo seleto que trará o suposto progresso à ciência psiquiátrica do século XIX por meio do cientificismo e do positivismo.

O Doutor Simão Bacamarte é o alienista, personagem central do conto O Alienista de Machado de Assis. Cientista ovacionado em Portugal, aplaudido nas maiores universidades do século XVIII, protegido e querido do rei e de toda a corte portuguesa, Simão Bacamarte representa o sábio que só presta contas à ciência, sendo seu fiel seguidor. Percebe-se logo de início o ceticismo e a crítica de Machado de Assis sobre o Positivismo neste personagem, sendo ele um modernizador e civilizador dos hábitos sociais de um país colonial, mas que está sendo introduzido, aos poucos, o mundo moderno da ciência. Questionando ceticamente a permanência dessas ideias que se instalavam no Brasil em nome de uma suposta cientificidade, Machado mostra tal desordem, constituindo, assim o esquema crítico de sua literatura.

Simão Bacamarte constrói um manicômio chamado Casa Verde para abrigar todos os loucos da região. Em pouco tempo o local fica cheio e Bacamarte adquire certa obsessão pelo trabalho. No começo os internados eram pessoas com reais traços de loucura, mas em seguida ele acaba enxergando loucura em todos e uma grande demanda de pessoas é internada, lotando o local. Por fim, a cidade encontrava-se com 75% de sua população internada na Casa Verde. Em seguida, Bacamarte enxerga que o problema é ele e se interna, retirando todos os internos da Casa Verde e refazendo a sua teoria. Logo após as internações começam a acontecer novamente.

O Cientificismo foi uma vertente do pensamento humano que coloca a razão total como poder absoluto de explicar o mundo físico e social. Augusto Comte foi responsável por guiar a vertente chamada Positivismo, a qual busca entender o mundo pelo cientificismo estabelecendo princípios reguladores a ele. Sendo esse o primeiro pensamento sociológico sistemático, teve uma grande difusão mundo a fora e em diversas áreas, como aqui apresentado, na Psiquiatria de Bacamarte.

 A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia e só insânia. p14 O Alienista.

No trecho: Mas como explicar que, logo em seguida, fossem recolhidos José Borges do Cou-to Leme, pessoa estimável, o Chico das Cambraias, folgazão emérito, o escrivão Fabrício, e ainda outros? O terror acentuou-se. Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doudo. As mulheres, quando os maridos saíam, mandavam acender uma lamparina a Nossa Senhora; e nem todos os maridos eram valoro-sos, alguns não andavam fora sem um ou dous capangas. Positivamente o terror.

Em vez de aderir ao enaltecimento dos princípios positivistas, a frase “positivamente o terror” manifesta a concepção de Machado sobre o Positivismo, sendo o Positivismo a figura do alienista Simão Bacamarte. Em vez de entender tal sistema como uma filosofia considerada útil e concreta no século XIX, a fórmula machadiana deprecia o Positivismo como sistema filosófico e científico.

O Positivismo tem como metodologia a definição de um objeto, o estabelecimento de conceitos para o objeto e a adoção de um método. Analisando a metodologia de Bacamarte, o objeto seria o paciente, logo em seguida estabeleceria conceitos para o paciente, como classificação de sua loucura e em seguida um método para tratá-lo, já em internação na Casa Verde. Podemos ver parte do método expresso no seguinte trecho:

Costa emprestou o dinheiro logo, logo, e sem juros. Infelizmente não teve tempo de ser pago; cinco meses depois era recolhido à Casa Verde. (...) A última pessoa que intercedeu por ele (...) foi uma pobre senhora, prima do Costa. O alienista disse-lhe confidencialmente que esse digno homem não estava no perfeito equilíbrio das faculdades mentais (...).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com