Feriados e celebrações dos Estados Unidos
Por: Juliana Lopes • 25/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.789 Palavras (8 Páginas) • 322 Visualizações
FERIADOS E CELEBRAÇÕES DOS EUA
JANEIRO
FERIADO: NEW YEAR – JANUARY 1
ANO NOVO – 1DE JANEIRO
[pic 1]
O ano novo nos EUA é comemorado de maneira parecida com o Brasil. As pessoas estabelecem metas para o novo ano, visitam parentes e amigos, brindam com champagne, trocam presentes, fazem festas. Entretanto, uma comemoração muito tradicional é a da Times Square, assistir a grande bola cair e os show de fogos de artifício. Os que não podem ir até New York, assistem a grande comemoração pela televisão. Mas assim como no Brasil, as cidades são decoradas, ocorrem shows musicais e claro, fogos de artifício.
FERIADO: MARTINLUTHER KING JR DAY – JANUARY, 20 th
DIA DE MARTIN LUTHER KING JR – 20 DE JANEIRO
[pic 2]
Todo ano, na terceira 2 feira do mês, escolas, escritórios federais, correios e bancos por toda a América fecham, enquanto as pessoas comemoram o mais novo feriado nacional americano. O presidente Ronald Reagan assinou esta lei em 2 de novembro de 1983. King é considerado um pacifista e Mártin por muitas pessoas em todo o mundo por causa de suas ideias de não violência e igualdade racial.
Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta, Geórgia, no dia 15 de janeiro de 1929. Pertencente à Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes ativistas pelos direitos civis e do movimento negro nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor ao próximo. Suas ideias eram inspiradas em outro ícone mundial: Gandhi. Martin recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Além de defender os negros, Luther King também defendia as mulheres.
Seu discurso mais famoso chama-se “Eu tenho um sonho” (“I have a dream”) pronunciado em 1963 no Lincoln Memorial em Washington.
Porém, em 1965, King começou a criticar a participação dos EUA na Guerra do Vietnã e sua grande influência perante os negros começava a incomodar várias pessoas. Foi então que no dia 4 de abril de 1968 ele foi assassinado.
Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos EUA em homenagem a Martin Luther King, denominado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.
Este feriado serve para que as pessoas lembrem-se das lutas travadas por Luther King, de seu trabalho e também de suas ideias. Recomenda-se que todos fechem comércios, Além disso, neste dia existe um incentivo a trabalhar voluntariamente em algum projeto social.
[pic 3]
FEVEREIRO
FERIADO: PRESIDENT’S DAY – THIRD MONDAY IN FEBRUARY
DIA DOS PRESIDENTES – TERCEIRA SEGUNDA-FEIRA DE FEVEREIRO
[pic 4]
Dia do Presidente: Origem, como o aniversário de Washington
A história da data Presidentes Dia começa em 1800. Após a morte do presidente George Washington, em 1799, seu aniversário de 22 de fevereiro se tornou um dia de lembrança perene. Na época, Washington foi venerada como a figura mais importante na história americana, e eventos como o centenário de seu nascimento, 1832 e o início da construção do Monumento de Washington, em 1848, eram motivo de celebração nacional.
Embora o aniversário de Washington foi uma observância não oficial para a maior parte dos anos 1800, não foi até a década de 1870 que se tornou um feriado federal. Senador Steven Wallace Dorsey de Arkansas foi o primeiro a propor a medida, e em 1879 o presidente Rutherford B. Hayes assinou a lei. O feriado inicialmente aplicada apenas para o Distrito de Columbia, mas em 1885 foi ampliado para todo o país. Na época, o aniversário de Washington juntou outros quatro reconhecido nacionalmente banco federal Dia feriados de Natal, Ano Novo, Dia da Independência e de Ação de Graças, e foi o primeiro a celebrar a vida de um americano individual. Martin Luther King Jr. Day, assinado em lei em 1983, seria o segundo.
Presidentes dia: Festas e Tradições
Como o Dia da Independência, Dia dos Presidentes é tradicionalmente visto como um momento de celebração patriótica e lembrança. Em sua encarnação original como o aniversário de Washington, o feriado ganhou significado especial durante as dificuldades da Grande Depressão , quando os retratos de George Washington, muitas vezes estampou as páginas dos jornais e revistas a cada 22 de fevereiro. Em 1932 a data foi usada para restabelecer o Coração Púrpura, uma decoração militar originalmente criado por George Washington para homenagear os soldados mortos ou feridos enquanto servia nas forças armadas. Grupos patrióticos e os Boy Scouts of America também realizou celebrações no dia, e, em 1938, cerca de 5.000 pessoas assistiam à missa na Catedral de Saint Patrick, em Nova York em homenagem a Washington.
Em sua forma moderna, Dia dos Presidentes é usado por muitos grupos patrióticos e históricos como uma data para comemorações de estadiamento, encenações e outros eventos. Um número de estados também exigem que as escolas públicas gastem os dias que antecederam a estudantes Dia dos Presidentes de ensino sobre as realizações dos presidentes, muitas vezes, com um foco na vida de Washington e Lincoln.
DATA COMEMORATIVA: VALENTINE´S DAY – FEBRUARY 14th
DIA DOS NAMORADOS – 14 DE FEVEREIRO
[pic 5]
O dia de São Valentin é um dia especial para as crianças e adultos. Este dia é considerado o Dia da Amizade e não somente o dia do namorados.
Neste dia, os Americanos compram chocolates e presentes para os amigos e enviam cartões em formato de coração. (Valentine´s cards)
Os americanos celebram este dia em fevereiro com festas na escola e em casa. A mensagem no Dia dos Namorados/ da Amizade é: Eu te amo”(I love you).
O Dia dos Namorados é celebrado naquele que até 1969, era o Dia de São Valentim. No entanto a Igreja Católica decidiu não celebrar os santos cujas origens não são claras. Isto porque até nós chegaram relatos de pelo menos dois Valentim, santos martirizados, diretamente relacionados com o dia 14 de Fevereiro.
As raízes deste dia remontam à Roma Antiga e à Lupercália, festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. O festival consistia numa lotaria, onde os rapazes tiravam à sorte de uma caixa, o nome da rapariga que viria a ser a sua companheira durante a duração das festividades, normalmente um mês. A celebração decorreu durante cerca de 800 anos, em Fevereiro, até que em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de São Valentim, para que a a celebração cristã absorvesse o paganismo da data.
A dúvida persiste, no entanto, em saber a qual dos santos se refere este dia. Muitos acreditam tratar-se de um padre que desafiou as ordens do imperador romano Claudio II. A lenda diz que o imperador proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados, Valentim teria ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, Valentim foi preso e executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.c.
Outra lenda diz que um outro padre católico se recusou a converter à religião de Claudio II, e este mandou prendê-lo. Na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá deixado um bilhete assinando: «Do teu valentim» (em inglês, «from your Valentine»), antes da sua execução, também em meados do século III..
...