Filosofia: Estudo científico
Por: batatanasch • 30/10/2016 • Trabalho acadêmico • 862 Palavras (4 Páginas) • 256 Visualizações
Atividade número 1- EL
As atividades que seguem devem ser postadas no portfolio 1.
1-Começamos a ter contato com uma nova disciplina – a Linguística – ainda estamos dando os primeiros passos, mas já foi possível perceber qual a importância deste estudo para os profissionais das Letras – ou seja – Nós!
Então, a partir deste conteúdo das aulas, de suas pesquisas on line , dos arquivos e em suas bibliotecas , elaborem um texto analisando o papel da Linguística na formação do professor da área de Letras.
Máximo 15 linhas.
Lembrete:
PRIMEIRAMENTE LEIAM DICAS PARA ELABORAR TEXTOS I E II(estão no quadro de avisos)
• Não faça “cópias”, nem da aula que acabou de ler, nem de páginas da internet,nem do guia de estudos, caso precisem usar algum trecho de alguma fonte façam citações de acordo com a ABNT.
.Tem que ser um texto que reflita suas reflexões.
• Não elabore parágrafos com menos de 4 linhas!
LEIA AS DICAS PARA ELABORAR TEXTOS, OBRIGATORIAMENTE.
Nesta atividade o titulo é optativo!!!
Os modos de pronuncia.
A linguística de modo geral tem vários modos de ser pronunciada, os professores tem como objetivo ensinar seus alunos as varias formas da pronuncia da língua portuguesa, isso não costuma ser fácil pois dificilmente a língua consegue seguir rigorosamente igual.
Ela varia de acordo com a cultura, a classe social, por exemplo um morador da área rural não terá a mesma pronuncia (modo de falar) de um morador da cidade, é muito importante que o alfabetizador saiba identificar essas diferenças e principalmente saiba lidar com ela, para que isso não possa a se transformar em constrangimento para seus alunos ao até mesmo motivo de vergonha.
O papel principal do professor e mostrar para os alunos que existe uma maneira que eles possam aperfeiçoar a sua fala e a escrita de modo que eles terão um melhor entendimento sobre as mais diversas formas de comunicação para com os outros e entre nós mesmo.
2- responda as questões que seguem:
p2a-Como os Gregos contribuiram para os estudos linguísticos?
Postila unigran, estudos linguisticos. ‘Os gregos não deixaram de sua lingua nenhuma descrição comparável a dos hindus e, por outro lado, pode paracer estranho que esse povo tão amante da História, tão apreciador de anedotas, não nos tenha quase legado informações válidas sobre os falares das populações com as quais esteve em contato. Se os gregos negligenciaram completamente os idiomas ´bárbaros´, estudaram em compensação sua própria lingua com grande etenção, mas só no plano estético (os precedimentos de estilo) ou no plano ar ponto de parpensamento linguistico moderno , tanto nos seus desacertos como nos seus rumos do seus exitos’.
2b-Quais foram as contribuições dos Latinos?
Postila unigran, estudos linguísticos. ‘Em confrontação constante do grego e do latim (em Roma, a sociedade culta era, em grande parte, bilíngue) foi estéril esforçando-se os latinos em adaptar servilmente o estudo da sua língua as regras formuladas pelos teóricos gregos, cujas ideias nada faziam senão retornar e propagar ; é justo, entretanto destacar o nome de Verrão, que fez grande esforço para definir a Gramática ao mesmo tempo como ciência e como arte, e que vislumbrou, com mais lucidez que os gregos, o valor da aposição de aspectos no sistema do verbo’.
2c-Quanto à diferença de pensamentos entre realistas e nominalistas? O que cada um defendia?
Postila unigran, estudos linguísticos.
‘Realistas (para quais as palavras são apenas o reflexo as ideias)’.
‘Nominalistas (que creem que os nomes foram dados arbitrariamente as coisas)’.
2d – O que foi a Gramática Comparativa
Consiste em comparar semelhantes de línguas consideradas como sendo da mesma família de línguas.
Postila unigran, estudos linguísticos. ‘Denominada de Histórico –comparatista, teve inicio quando se descobriu que as línguas podiam ser comparadas entre si. Tal foi a origem da Filosofia comparativa ou da Gramática comparada’.
...