Fundamentos Psicológicos
Trabalho Escolar: Fundamentos Psicológicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francyeds • 17/7/2014 • 3.004 Palavras (13 Páginas) • 339 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
FRANCIELLE ARAUJO DA CRUZ-RU-1075624
MARLI ALVES DA SILVA-RU-1027985
RAYARA GIOVANNA DA SILVA HIARECK- RU 735432
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO – PESQUISA DE APRENDIZAGEM SEGUNDO BURRHUS FREDERIC SKINNER
CURITIBA
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
FRANCIELLE ARAUJO DA CRUZ-RU-175624
MARLI-RU-
RAYARA-RU-
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO – APRENDIZAGEM SEGUNDO BURRHUS FREDERIC SKINNER
Trabalho apresentado como requisito parcial a obtenção de nota no Portfólio da UTA Fase 1: Fundamentos psicológicos da educação: Aprendizagem segundo Burrhus Frederic Skinner, no curso de Pedagogia á Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER, Polo CIC.
Tutor local: Eliane de Souza Silva
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................4
2. BIOGRAFIA DE SKINNER.............................................................................5
3. BEHAVIORISMO DE SKINNER.....................................................................7
4. APRENDIZAGEM SEGUNDO SKINNER.......................................................7
4.1 CONDICIONAMENTO OPERANTE.............................................................9
5. PROBLEMÁTICA .........................................................................................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13
REFERENCIAS.................................................................................................14
1. INTRODUÇÃO
Skinner baseou suas teorias na analise das condutas observáveis. Dividiu o processo de aprendizagem em resposta operante e estímulos de reforço, o que o levou a técnica de modificações de conduta na sala de aula.
Trabalhou sobre a conduta em termos de reforços positivos (recompensa) contra reforços negativos (castigo).
Nenhum cientista ou pensador do século XX levou tão a sério a crença na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano, Sua obra é a expressão mais célebre do Behaviorismo, corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia, em escolas e consultórios, até os anos 50.
Criticado por uns, louvado por outros, B.F. Skinner vem-se firmando há anos como o mais importante e o mais categorizado behaviorista de nosso tempo. Suas idéias têm influenciado, e continuam a influenciar as chamadas ciências do comportamento, não obstante as incompreensões, quando não a má vontade, revelada por tantos quanto à natureza e fundamentos científicos dessas idéias.
2. BIOGRAFIA DE SKINNER
Bock, Furtado e Teixeira (2000) colocam como principais pontos abordados pelos estudiosos que se propõem a estudar esse processo a natureza e os limites da aprendizagem, como também a participação dos aprendizes e a motivação durante o processo. Outro ponto bastante discutido é a importância do outro na aquisição de novos conhecimentos.
Na tentativa de explicar a existência de diversos resultados para pesquisas que se referem ao campo da Psicologia, Cunha (1998) expõe que nessa ciência os paradigmas são vistos como revolucionários e inéditos, pois são muito diferentes entre si. Isto ocorre pois cada teórico acaba por encaminhar suas pesquisas de acordo com o que acredita ser essencial
Burrhus Frederic Skinner nasceu no dia 20 de março de 1904 em Susquehanna Pensilvânia, onde viveu até ir ao colégio. Segundo seu próprio relato, seu ambiente da infância era estável e não lhe faltou afeto. Ele freqüentou o mesmo ginásio onde seus pais haviam estudado; havia apenas sete outros alunos em sua sala ao final do curso. Ele gostava da escola e era o primeiro a chegar todas as manhãs. Quando criança e adolescente, gostava de construir coisas: trenós, carrinhos, jangadas, carrosséis, atiradeiras, modelos de aviões e até um canhão a vapor com o qual atirava buchas de batata e cenouras nos telhados dos vizinhos. Passou anos tentando construir uma maquina de movimento perpétuo. Também tinha interesse pelo comportamento dos animais, Lia muito sobre eles e mantinha um estoque de tartarugas, cobras, lagartos, sapos e esquilos listrados. Numa feira rural, ele observou certa vez um bando de pombos numa apresentação;
...