Fundamentos Sociológicos Da Educação
Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gileildo • 8/5/2014 • 922 Palavras (4 Páginas) • 553 Visualizações
Faculdade Taboão da Serra
Pedagogia
Fundamentos Sociológicos da Educação
Andréa de Almeida Salgado RA 1299882481
andreasalgado37@hotmail.com
Beatriz Cruz Moraes RA 1299918714
beatrizmoraes@ig.com.br
Jorgiana Rodrigues Bernardes RA 5312945412
jorgianaprof@hotmail.com
Maria Socorro da Conceição RA 4574901528
corretorasocorro98@gmail.com
Mônica Alessandra de Araújo RA 5703136556
monika.136@hotmail.com
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Ludmila Sauhi
Tutor à distância
Taboão da Serra
Novembro / 2013
REFLEXÕES SOBRE A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem e é a vertente da Sociologia que estuda a realidade socioeducacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
A formação da sociologia se deu durante a Revolução Francesa e na Revolução Industrial e isso exigia uma preparação diferenciada.
O pensador francês Auguste Comte se destacou enquanto criador do termo Sociologia como designação de uma nova Ciência e do Positivismo como uma nova corrente de pensamento, na perspectiva de Comte, os fenômenos sociais deveriam ser reduzidos a leis gerais, tais como as leis da física. O autor acreditava que a vida em sociedade poderia ser prevista a partir de certas regras fixas.
Émile Durkheim foi um importante pensador francês, que consolidou a Sociologia como Ciência. Enquanto Comte fundamentou a Sociologia em princípios das Ciências Naturais, Durkheim se empenhou em fazer da Sociologia uma Ciência independente e com método próprio.
A importância da Sociologia para os futuros docentes está em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras). Isso significa tornar mais claros os horizontes de sua prática profissional e sua relação com a sociedade histórica e contemporânea.
Os problemas ligados à área da educação quanto os problemas sociais como um todo compromete toda a estabilidade social.
A escola socializa o indivíduo, ou seja, prepara o indivíduo para a vida em sociedade. Para tanto, a instituição escolar internaliza no indivíduo os traços constitutivos dos meios morais e das formas de viver da sociedade. As práticas pedagógicas adotadas na Educação são vinculadas à estrutura social, isto é, cada sociedade tem um tipo de educação porque deseja formar indivíduos a partir do que ela própria é. A educação deixa de ser uma atribuição exclusiva da família e passa a ser atribuição, também, das escolas e outros agentes, de socializar seus membros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Etapa 01
• http://pedagogiaonlineead.blogspot.com.br/2010/08/sociologia-da-educacao-resumo-apostila.html
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia_da_educa%C3%A7%C3%A3o
• Caderno de Atividades Fundamentos Sociológicos da Educação- Leitura Obrigatória
(Beatriz ) ETAPA 1 passo 1 e2
Relação Ensino, Cultura e Sociedade
O grupo refletindo sobre o trecho do filme e o comentário da crítica de cinema consegue entender melhor a relação entre ensino, cultura e sociedade e a contribuição que a Sociologia da Educação trás no processo de ensino e aprendizagem. Já que o sucesso do ensino está diretamente relacionado com a compreensão da realidade atual de uma sociedade que vive em constante transformação, sendo necessário acompanha-las também nesse processo de ensino. Não dá mais para usar métodos e procedimentos de ensino e avaliá-lo de maneira fragmentada é necessário observar as mudanças culturais e sociais e aplica-la no processo pedagógico.
Verificando através
...