TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gráfico de Pareto

Tese: Gráfico de Pareto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Tese  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

8.1 Diagrama de Pareto

Auxilia na tomada de decisão sobre em qual item concentrar esforços, pois mostra, por ordem de importância, a contribuição de cada item para o efeito total;

O Diagrama de Pareto é uma técnica gráfica simples para a classificação de itens desde o mais ao menos frequente. O Diagrama de Pareto é baseado no princípio de Pareto que declara que muitas vezes apenas alguns itens são responsáveis pela maior parte do efeito. Ao distinguir os itens mais importantes dos menos importantes, maior melhoria será obtida com menor esforço. O Diagrama de Pareto mostra, em ordem decrescente, a contribuição relativa a cada item sobre o efeito total.

Em seguida à escolha do problema, devemos mostrar a importância de estudar o problema, ou a razão da escolha.

A apresentação das razões não tem relação direta com a sua resolução, mas é importante para esclarecer o grau de importância necessária. Se as pessoas não compreenderem o quão importante é um problema, mesmo que este seja de fácil solução, quando elas forem convidadas a resolvê-lo, dedicarão esforços apenas parciais e poderão abandonar o trabalho no meio do processo. Para isso, é necessário fazer uma reunião e, nesta reunião, mostrar o histórico do problema ou a sua trajetória, e mostras as implicações que o problema apresenta.

8.1.1 Analisar o problema

Investigar ou analisar como o problema ocorre e quais os fatores que o afetam, assim como suas variações. Identificar os resultados atuais, estabelecer metas, resultados esperados e cronograma das atividades:

Para conhecer melhor o problema, é necessário estratificá-lo, ou seja, separá-lo em grupos e subgrupos com base em fatores definidos, usando os seguintes passos:

• Observar o problema;

• Conhecer o problema, usando:

• Fluxograma;

• Relatórios, gráficos;

• Folha de Verificação;

• Visita às áreas e locais onde o problema ocorre, ou “visita ao problema.

8.2 Método 5 por quês

Este método nos levará à causa raiz do problema;

Ao perguntar 5 vezes o por quê de um problema, encontraremos a causa fundamental ou causa primária do problema.

Os por quês devem ser utilizados enquanto as causas que venham a ser apontadas estejam em um processo de convergência, isto é, enquanto as causas sejam de administração simples ou que esteja dentro da competência e alcance do grupo de trabalho. Por isso, deve-se evitar buscar soluções fora da alçada de responsabilidade do grupo.

Definir clara e detalhada do problema, de modo que uma pessoa externa ao grupo ao ler a descrição do problema, tenha uma ideia clara do que se trata;

8.3 Análise do problema

Analisar como as causas se relacionam e identificar as causas fundamentais:

8.3.1 Diagrama de ishikawa

Também conhecido como Diagrama “espinha de peixe” ou “diagrama de causa e efeito”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com