Diagrama De Pareto
Monografias: Diagrama De Pareto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 4444s • 18/9/2013 • 492 Palavras (2 Páginas) • 889 Visualizações
INTRODUÇÃO
Diagrama de Pareto
O diagrama criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto, no século XIX, é uma das sete “Ferramentas Básicas da Qualidade” e constitui-se num gráfico que é utilizado para identificar quais os itens, ou causas de perdas que devem ser sanadas, são responsáveis pela maioria das perdas.
O Diagrama de Pareto, que teve importantes contribuições de Juran (um dos importantes teóricos do gerenciamento de qualidade), baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, como foi dito por Juran: “poucas são vitais, a maioria trivial”.
É uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisão, durante o processo de solução de problemas (assim como o Diagrama de Ishikawa). Ele também é conhecido com Diagrama 80/20; isso porque ele baseia-se na ideia de que 20% das causas são responsáveis por 80% dos efeitos.
Com o Diagrama de Pareto é possível ordenar em ordem crescente, por numero de ocorrência, os problemas que devem ser estudados e solucionados posteriormente. É uma ferramenta bastante visual, que facilita a identificação dos itens mais críticos em uma lista de problemas.
O Diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade, e é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.
Através do Diagrama, que pode ser aplicado seguindo cinco passos básicos, é possível ter uma ideia clara da relação entre causas e problemas a fim de priorizar a ação que trará melhor resultado. As etapas são as seguintes:
1. Determine o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda você quer investigar;
2. Defina o aspecto do tipo de perda, ou seja, como os dados serão classificados;
3. Em uma tabela, ou folha de verificação, organize os dados com as categorias do aspecto que você definiu;
4. Faça os cálculos de frequência e agrupe as categorias que ocorrem com baixa frequência sob a denominação “outros”, calculando também o total e a porcentagem de cada item sobre o total e o acumulado;
5. Trace o diagrama.
O Gráfico de Pareto
Para montar o Diagrama de Pareto, as fontes podem ser:
a) Brainstorming;
b) Dados coletados através de planilhas;
É importante destacar algumas regras durante a análise do Diagrama de Pareto:
a) Os problemas mais frequentes nem sempre são os mais caros;
b) Construa os gráficos indicando corretamente as grandezas e a que elas se referem (unidades de medidas).
c) O gráfico deverá possuir títulos e nomenclatura para os eixos X e Y.
Sete passos para a construção do Diagrama de Pareto:
1. Coleta os dados (brainstorming ou apontamentos);
2. Organização dos dados;
...