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Humanismo

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Por:   •  9/6/2014  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  899 Visualizações

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LISTA 1 - HUMANISMO

1- O teatro de Gil Vicente caracteriza-se por ser fundamentalmente popular. E essa característica manifesta-se, particularmente, em sua linguagem poética, como ocorre no trecho a seguir, de O Auto da Barca do Inferno.

Ó Cavaleiros de Deus,

A vós estou esperando,

Que morrestes pelejando

Por Cristo, Senhor dos Céus!

Sois livres de todo o mal,

Mártires da Madre Igreja,

Que quem morre em tal peleja

Merece paz eternal.

No texto, fala final do Anjo, temos no conjunto dos versos

(A) variação de ritmo e quebra de rimas.

(B) igualdade de métrica e de esquemas das palavras que rimam.

(C) ausência de ritmo e igualdade de rimas.

(D) alternância de redondilha maior e menor e simetria de rimas.

(E) redondilha menor e rimas opostas e emparelhadas.

2- Considere as seguintes afirmações sobre o teatro vicentino.

I. Suas peças são escritas em versos, na medida velha, e revelam boa poesia dramática, ao lado da densidade da crítica social, fundada em uma visão medieval, religiosa e cristã de um mundo em transformação.

II. Põe em cena todos os segmentos da sociedade portuguesa de seu tempo, da elite palaciana aos excluídos socialmente, e até mesmo a corte, na qual representava suas peças, é alvo da crítica indireta do dramaturgo.

III. Não obedece à Lei das Três Unidades (tempo, lugar e ação). Suas peças compõem-se de cenas ou quadros encadeados sem rigidez na sequência temporal e espacial.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas III.

(C) Apenas I e II.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

3- Gil Vicente escreveu o Auto da Barca do Inferno em 1517, no momento em que eclodia na Alemanha a Reforma Protestante com a crítica veemente de Lutero ao mau clero dominante na Igreja. Nessa obra, há a figura do frade, severamente censurado como um sacerdote negligente. Indique a alternativa cujo conteúdo não se presta a caracterizar, na referida peça, os erros cometidos pelo religioso.

a) Não cumprir os votos de celibato, mantendo a concubina Florença.

b) Entregar-se a práticas mundanas, como a dança.

c) Praticar esgrima e usar armamentos de guerra, proibidos aos clérigos.

d) Transformar a religião em manifestação formal, ao automatizar os ritos litúrgicos.

e) Praticar a avareza como cúmplice do Fidalgo, e a exploração da prostituição em parceria com a alcoviteira.

4- Leia o texto abaixo pautado para responder ao que se pede:

Frade

Corpo de Deus consagrado!

Pela fé de Jesus Cristo

que não posso entender isto!

Hei de ser eu condenado?

Um padre tão namorado,

tão dedicado à virtude!

Dê-me Deus tanta saúde

quanto estou maravilhado.

Diabo

Deixemos de mais demora.

Embarcai e partiremos.

Tomareis um par de remos.

Frade

No ajuste isto não vigora.

Diabo

Pois vai na sentença, agora.

Frade

Não esperava por ela.

Não vai em tal caravela

minha senhora Florença.

Como, por ser namorado

e folgar com uma mulher

há de um frade se perder

com tanto salmo rezado?

Diabo

Ora, estás bem preparado.

Frade

E tu, bem mais prevenido.

Diabo

Devoto, padre e marido,

aqui serás castigado.

( Gil Vicente - Auto da Barca do Inferno )

A última fala do diabo, revela-nos que o teatro de Gil Vicente, especificamente este Auto da barca do Inferno, pode ser visto também como uma espécie de tribunal, onde os homens são julgados segundo o que fizeram em suas vidas. Sendo assim, é possível afirmar que:

a) o teatro vicentino apresenta preocupação político-social, pois seu autor defende as classes menos favorecidas, excitando uma considerável revolta social.

b) Gil Vicente contemplou a sociedade de sua época através de um olhar crítico, que lhe permitiu condenar livremente as pessoas que deveriam ir para o Inferno pagar os pecados cometidos em vida.

c) o diabo é uma figura decisiva nesta peça, pois é ele quem julga as pessoas. Com isso, Gil Vicente queria transmitir ao público a idéia de que só o mal pode julgar o mal, enquanto o papel do bem consistia em apenas contemplar a condenação irreversível de todos os homens.

d) o fato de o diabo atuar como um juiz caracteriza uma crítica à classe dos juízes, dos advogados, dos procuradores e dos corregedores. Gil Vicente defendia a idéia de que só Deus pode determinar o destino dos homens, independentemente das decisões humanas.Pandora Vestibulares, com você em todas as fases.

e) o teatro de Gil Vicente está sustentado pela ética católica medieval. Daí o julgamento dos homens segundo uma perspectiva maniqueísta

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