Humanismo
Por: polla2013 • 11/5/2015 • Dissertação • 670 Palavras (3 Páginas) • 806 Visualizações
HUMANISMO
O Humanismo ocorreu na transição entre idade média e o renascimento que aconteceu na Europa.
Humanismo significa que o ser humano passou a ser valorizado.
Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Os burgueses nem eram servos e nem comerciantes. Com o surgimento desta nova classe social foram aparecendo as cidades e muitos homens que ficavam no campo se mudaram para essas cidades, com isso o regime feudal de servidão desapareceu. Com isso surgiram novas leis e o poder foi parar nas mãos de quem não era nobre, porém eram muito ricos.
O “estatus” econômicos passou a ter muito mais valor e foi mais valorizado que um título de nobreza.
Com o humanismo a religião começou a decair (mas não desapareceu) do teocentrismo fomos para o antropocentrismo, ou seja, o homem passou a ser o centro de tudo e não mais Deus.
A filosofia humanista ofereceu novas formas de reflexão sobre a s artes, as ciências e a politica, revolucionando o campo cultural e marcando a transição entre idade média e a idade moderna.
Temos que falar também que o humanismo tem como marco inicial as nomeações de Fernão Lopes como guarda-mor da torre do tombo (local onde se guardavam os documentos oficiais)
Em 1418 e como cronista - mor do reino, 1434, quando recebeu de D. Duarte ,Rei de Portugal, a incumbência de escrever a história dos reis que precederam.
Muitas descobertas foram realizadas nessa época, entre elas estão a invenção da imprensa (em 1448 por Gutemberg), a revolução de Avis (1383-1385) O marco cronológico da consolidação de estado nacional português. A partir da primeira conquista ultramarina portuguesa, a tomada de Ceuta, em 1415,inicia se o período das grandes navegações que consolidam o nacionalismo português.
AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS SUBDIVIDEM-SE EM:
- Poesia palaciana
Prosa (crônicas de Fernão Lopes, prosa doutrinária, novelas de cavalaria).
- Teatro Gil Vicente
A poesia palaciana era produzida no ambiente dos palácios, feita pelos nobres e destinadas á corte.
Ao contrário dos códices (manuscritos) trovadorescos, a maioria da produção poética desse período foi recolhida por Garcia Rezende, no cancioneiro geral, formado por 880 composições, impresso em 1516.
O teatro foi à manifestação literária onde ficavam mais claras as características desse período. Onde Gil Vicente se destacou ele escreveu mais de 40 peças.
Sua obra na época foi dividida em 2 blocos.
Autos: Peças teatrais cujo assunto principal era a religião.
‘’Autos da alma’’ e trilogia das barcas são alguns exemplos.
Farsas: peças cômicas curtas, enredo baseado no cotidiano.
‘’Farsa de Inês Pereira’’, Farsa do velho da horta, Quem tem farelos? São alguns exemplos.
Dos autos uma da mais famosa foi O Auto da barca do Inferno.
Gil Vicente foi considerado o pai do teatro português.
Temos também outros autores que muito se destacaram no humanismo:
...