Introdução a Logistica
Por: grafico25 • 11/5/2015 • Dissertação • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Podemos dizer que a Logística de Suprimentos é o processo que de forma eficaz planeja, controla e executa as compras, as entregas e o armazenamento de materiais ou produtos.
Para suprir as necessidades dos clientes de modo estratégico onde identifica os pontos fortes e as fraquezas, as oportunidades e as ameaças externas que podem prejudicar ou influenciar no andamento e nos objetivos da empresa.
O ramo da construção civil, ou seja, o mercado de materiais para construção no Brasil está numa faze de constante crescimento onde conta com grande incentivo do governo através de empréstimos de varias financiador e bancos, gerando com isso um aumento nas vendas de materiais de construção trazendo lucros para as empresas deste ramo.
Mas o crescimento nas vendas também traz uma maior exigência do mercado que deve estar sempre atento as mudanças e aos desejos dos consumidores.
Considerando que esta atividade conta com um número elevado de itens de vendas, em diversos segmentos torna-se necessário uma organização mais eficiente para um melhor controle dentro da empresa.
- DESENVOLVIMENTO
A empresa que pesquisamos atua na área do comercio de materiais de construção.
A Empresa Pinhalzinho Materiais de Construção já atua neste ramo a mais de 23 anos, conta com 6 pessoas no seu quadro funcional:
Um auxiliar administrativo, que exerce a função de controle dos estoques da empresa, faz as compras, e recebimentos. Dois vendedores atendentes ao público sempre atentos observando e anotando as necessidades dos clientes e repassando ao encarregado do setor de compras, dois entregadores que fazem as entregas dos materiais solicitados sempre com eficiência e rapidez para melhor satisfação dos clientes e também uma pessoa na área de limpeza mantendo o ambiente e as gôndolas sempre limpas e organizadas.
A empresa possui um sistema informatizado onde controla todas as entradas e saídas de mercadorias, pois o sistema de informatização que possui tem condições de controlar rigorosamente todas as áreas da empresa bem como contas a pagar, contas a receber recibos de pagamentos e outros.
Na área de compras conta com fornecedores confiáveis onde indicam e fornecem os materiais com qualidade, quantidade certa solicitada, bons preços, prazos certos de entrega e boas condições para pagamentos, dando à empresa melhores condições de negociar seus produtos com os seus clientes.
A empresa pesquisada é uma empresa de pequeno porte, não possui um grande estoque de materiais de reserva, mas o suficiente para suprir as necessidades dos clientes. Quando solicitada em grandes quantidades trabalha com vendas diretas, contando com a pareceria e confiança de seus fornecedores.
A logística é a arte e a ciência de controlar e de controlar o fluxo dos bens, da energia, da informação e dos outros recursos, como produtos, serviços e povos, da fonte de produção ao marketplace.
Este processo envolve a integração de diversos setores da informação, do transporte, do inventario entre outros.
A gerencia da logística é a parte da corrente de fonte que planeia, instrumenta e controla o fluxo e o armazenamento para diante e reversos eficientes, eficazes dos bens dos serviços e de informação relacionada ponto da origem e ponto do consumo a fim de se encontrar com as exigências dos clientes. Um funcionamento no campo da gerência da logística que é chamado logística de negócios, que pode ser definido como tendo o artigo certo, na hora certa, na quantidade certa, no tempo certo, no preço certo, ciência do processo e incorpora todos os setores da indústria. O objetivo do trabalho logístico é controlar o futuro ciclo de vida do projeto, decorrentes de fontes e de eficiências resultantes.
No negocio, a logística pode ser o foco interno ou externo que é o fluxo e armazenamento dos materiais do ponto da origem ao ponto do consumo, sendo que a gerência do inventario, de comprar, transportar, armazenar, organizar e planejar as atividades são as principais funções de um gerente de logística.
A finalidade da logística da produção assegura-se de que cada maquina e estações de trabalho estejam sendo alimentadas com produtos, quantidades, qualidades e na hora certa.
A logística se dá em terra, na água e no ar. Mas antes de tudo na cabeça! Existe uma infinidade de modelos de soluções e variedades na integração e na distribuição das tarefas. As idéias realmente boas só funcionam em estreita cooperação com os nossos parceiros. Por isso é de grande ajuda para os nossos fornecedores conhecer os nossos princípios e exigências na logística.
Do mesmo modo é o processo de planejar, implementar e controlar, eficientemente a aquisição, a estocagem e a movimentação dos produtos e todas as informações a estas atividades, desde o surgimento das necessidades dos clientes até o atendimento das mesmas, finalizando com o descarte do material requisitado, após sua utilização, a um custo mínimo, voltado a uma visão ecológica profunda.
A logística de suprimentos tem varias funções tais como: pesquisa do catálogo de materiais, composição dos itens do mesmo, análise da necessidade de compras, iniciação e acompanhamento do processo de compra , recebimento dos produtos ou materiais, conferência ou inspeção dos produtos, estocagem e preservação dos produtos, requisição do produto no almoxarifado, fornecimento interno dos produtos, utilização de produtos ou materiais pelo usuário, devolução de produtos ao almoxarifado, descarte de materiais utilizados, gestão e controle dos processos de administração de materiais e gestão das informações.
...